Reforma, partido anti-imigração, vence no Reino Unido

Reforma, partido anti-imigração, vence no Reino Unido


Partido de direita de Nigel Farage leva 10 dos 23 conselhos locais e mostra força contra os tradicionais partidos Conservador e Trabalhista

O Reforma, partido de direita do Reino Unido liderado por Nigel Farage, desbancou os partidos tradicionais Trabalhista e Conservador ao conquistar 10 dos 23 conselhos nas eleições locais de 5ª feira (1º.mai.2025).

Os Liberais Democratas assumiram o controle de 3. Os conservadores perderam todos os 15, sendo 8 para os reformistas. Os trabalhistas, 1. Com isso, o controle dos conselhos (entenda mais abaixo) ficou dividido da seguinte forma entre os partidos:

  • Reforma: 10;
  • Liberais Democratas: 3;
  • outros: 10.

O Reforma também aplicou uma dura derrota aos conservadores em relação ao número de conselheiros eleitos. Terminou as eleições com 677 –ganho de 648 cadeiras. Já o Partido Conservador perdeu 635 assentos. O Trabalhista, 198, segundo o Guardian.

INFOGRAFE

<iframe src=”//graficos-hml.poder360.com.br/1K3ci/1/” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowtransparency=”true” allowfullscreen=”allowfullscreen” webkitallowfullscreen=”webkitallowfullscreen” mozallowfullscreen=”mozallowfullscreen” oallowfullscreen=”oallowfullscreen” msallowfullscreen=”msallowfullscreen” width=”659″ height=”411″></iframe>

Esta foi a 1º grande votação desde que o primeiro-ministro Keir Starmer e o Partido Trabalhista chegaram ao poder, em 2024. Por isso, o resultado funciona como um termômetro para medir o apoio ao novo governo. Starmer, porém, enfrenta uma queda de popularidade.

A vitória do Reforma reflete o desgaste dos partidos tradicionais e o crescimento do sentimento anti-establishment.

Os conservadores sofreram com o legado de 14 anos no poder, enquanto os trabalhistas, apesar de liderarem o governo desde 2024, ainda não conquistaram apoio consistente.

A insatisfação popular com temas como imigração, economia e custo de vida também favoreceram o partido de Farage –que adota uma narrativa populista e uma alternativa aos outros 2 partidos.

PREFEITOS

Seis prefeitos foram eleitos nesta 6ª feira (2.mai) no Reino Unido:

  • 2 prefeitos de autoridade única, em Doncaster e North Tyneside;
  • 4 prefeitos regionais (“metro mayors”), em West of England, Cambridgeshire e Peterborough, Greater Lincolnshire e Hull and East Yorkshire.

Os reformistas ganharam nas regiões de Greater Lincolnshire e Hull and East Yorkshire, com as vitórias da ex-ministra Andrea Jenkyns e do ex-boxeador Luke Campbell, respectivamente.

O Partido Trabalhista levou em Doncaster, North Tyneside e West of England. Os conservadores mantiveram o controle de Cambridgeshire e Peterborough.

Prefeitos de autoridade única são líderes políticos dos conselhos locais e responsáveis pela gestão dos serviços municipais. Já os regionais comandam autoridades combinadas –consórcios formados por diferentes conselhos locais– e têm atribuições nas áreas de moradia, transporte e desenvolvimento econômico.

RUNCORN E HELSBY

No noroeste da Inglaterra, o distrito eleitoral de Runcorn e Helsby realizou uma eleição suplementar (“by-election”) para a Câmara dos Comuns. A votação foi convocada depois da renúncia do deputado trabalhista Mike Amesbury, que deixou o cargo após ser condenado por agredir um eleitor.

A eleição terminou com vitória apertada do Reform UK, que venceu por 6 votos depois da recontagem. Com o resultado, o Reform conquista sua 5ª cadeira no Parlamento, que ficou com a reformista Sarah Pochin.

Na eleição de 2024, Amesbury venceu Runcorn e Helsby pelo Partido Trabalhista com 52,9% dos votos, uma maioria de 14.696.

CONSELHOS LOCAIS

As eleições para conselhos locais no Reino Unido definem os representantes responsáveis por administrar os serviços públicos nas cidades e regiões da Inglaterra, como coleta de lixo, transporte local e planejamento urbano. Esses representantes integram os chamados “local councils”, órgãos equivalentes às câmaras municipais brasileiras.

Este ano, as eleições locais no Reino Unido foram para os seguintes tipos de autoridades locais:

  • 14 conselhos de condado (“county councils”) – Cambridgeshire, Derbyshire, Devon, Gloucestershire, Hertfordshire, Kent, Lancashire, Leicestershire, Lincolnshire, Nottinghamshire, Oxfordshire, Staffordshire, Warwickshire e Worcestershire;
  • 8 conselhos unitários (“unitary councils”) – Buckinghamshire, Cornwall, County Durham, North Northamptonshire, Northumberland, Shropshire, West Northamptonshire e Wiltshire;
  • 1 conselho de distrito metropolitano (“metropolitan borough council”) – Doncaster.

A diferença entre os conselhos são as seguintes:

  • conselho de distrito – responsável pela coleta de lixo, parques e planejamento urbano. Outros serviços são prestados pelo County Council;
  • conselho de condado – cuida de todo o condado, principalmente da manutenção de estradas, escolas e bibliotecas.
  • conselho unitário – responsável por serviços como moradia.

Além disso, as eleições locais são realizadas em anos diferentes e nem todas se dão ao mesmo tempo. O governo local pode escolher entre as seguintes opções:

  • eleger todos os conselheiros locais a cada 4 anos;
  • eleger metade dos conselheiros locais a cada 2 anos;
  • eleger ⅓ todos os anos durante 3 anos e não realizar eleições no 4º ano.





Source link