Banco de investimentos Lazard foi contratado para negociar venda do Nice adquirido em 2019 por 100 milhões de euros
A Ineos, empresa de Sir Jim Ratcliffe, está explorando a venda do clube francês Nice. O banco de investimentos Lazard foi contratado para encontrar compradores dispostos a pagar aproximadamente 250 milhões de euros pelo time da Ligue 1, segundo informações divulgadas pelo jornal The Athletic nesta 6ª feira (2.mai.2025).
A decisão acontece 3 meses após a aquisição de participação minoritária no Manchester United pela companhia petroquímica.
A potencial transação acontece em um momento delicado para o futebol francês, que atualmente não possui acordo de transmissão televisiva nacional para a próxima temporada.
Segundo informações do The Athletic, na semana passada, a plataforma DAZN encerrou seu contrato com a Ligue 1 após apenas um ano.
A INEOS adquiriu o Nice em 2019 por 100 milhões de euros, comprando 100% do clube do grupo sino-americano liderado por Chien Lee e Paul Conway. Desde então, a empresa realizou investimentos significativos, aportando 216 milhões de euros em ações, conforme mostram os registros contábeis.
Em fevereiro, a companhia de Ratcliffe comprou parte do Manchester United, com os Glazers permanecendo como proprietários majoritários, enquanto a Ineos assumiu o controle das operações de futebol do clube inglês.
O Nice ocupa atualmente a 6ª posição na Ligue 1 e recentemente derrotou o campeão Paris Saint-Germain, encerrando as chances do PSG de completar uma temporada invicta no campeonato francês.
Além do Nice e da participação no Manchester United, a Ineos também é proprietária do clube suíço Lausanne. O portfólio esportivo da empresa inclui ainda 1/3 da equipe Mercedes de Fórmula 1 e a equipe de ciclismo Ineos Grenadiers, que já venceu o Tour de France.