Filmes sobre papado têm alta de 3.000% após morte de Francisco

Filmes sobre papado têm alta de 3.000% após morte de Francisco


“Conclave” registra aumento de 3.200% nas visualizações e “Dois Papas” retorna ao top 10 da Netflix

As produções cinematográficas que retratam o Vaticano, o papado e o processo de escolha de um novo pontífice registraram um aumento expressivo de visualizações após a morte do papa Francisco em 21 de abril. Os filmes “Conclave”, disponível na Amazon Prime, e “Dois Papas”, da Netflix, foram alguns dos títulos mais assistidos nas plataformas de streaming.

De acordo com a Luminate – uma provedora de dados sobre entretenimento – o filme “Conclave” teve aumento de 3.200% na audiência mundial durante a semana seguinte à morte do pontífice.

Na última atualização disponibilizada pela empresa, em 22 de abril, o filme havia atingido 18,3 milhões de minutos assistidos.

O longa chegou ao Amazon Prime Video em 22 de abril, apenas um dia após o falecimento de Francisco, pouco tempo depois de ter saído do catálogo do Peacock, disponível apenas nos Estados Unidos.

O filme de 2024, dirigido por Edward Berger, conquistou um Oscar por Melhor Roteiro Adaptado. Sua trama gira em torno da eleição de um novo pontífice. O longa começa com a morte do papa, interpretado por Bruno Novelli, retratado como um líder reformista. A trama segue o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), que coordena o processo eleitoral, mostrando a chegada dos cardeais ao Vaticano e as articulações entre os religiosos para escolher um nome de consenso para liderar a Igreja Católica.

A produção, adaptada do livro de Robert Harris, chegou a retornar aos cinemas em São Paulo e no Rio de Janeiro no final de semana seguinte ao falecimento do líder católico.

Já o filme “Dois Papas”, produção de 2019 dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, também registrou aumento em sua audiência. A obra retrata a relação entre o papa Francisco (Jonathan Pryce), e seu antecessor, o papa Bento 16 (Anthony Hopkins), e voltou ao top 10 global da Netflix.

Dados divulgados pela plataforma mostram que o número de espectadores de “Dois Papas” aumentou mais de 2.900% em comparação à semana anterior. De 21 a 27 de abril, o filme alcançou o top 10 da plataforma em 27 países, acumulando 3,2 milhões de visualizações globais. Foi o 7º filme em inglês mais assistido mundialmente na plataforma.

“Dois Papas” apresenta um encontro entre o então cardeal Jorge Bergoglio, nome de batismo de Francisco, e o papa Bento 16 (1927-2022) no Vaticano. Na narrativa, o pontífice revela ao argentino seu desejo de renunciar e sugere que o cardeal poderia ser um bom sucessor, apesar das reservas que mantinha sobre sua atuação na Igreja Católica.

O filme ficou na 4ª posição entre os longas em inglês na Netflix argentina, país natal do papa Francisco. Na Itália, foi o 9º mais assistido. Apesar do aumento de espectadores em geral, o longa não chegou a aparecer no ranking brasileiro.

Os filmes, procurados por mostrarem uma perspectiva interna sobre a dinâmica política do Vaticano, receberam reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Além do Oscar, “Conclave” venceu 4 BAFTAs (British Academy Film Awards) – o “Oscar britânico” – e 1 Globo de Ouro. “Dois Papas”, vencedor do Hollywood Film Awards, também recebeu 3 indicações ao Oscar e 4 ao BAFTA.





Source link