Segundo o ex-presidente, cerca de 50 políticos já confirmaram presença; manifestação será realizada em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou nesta 6ª feira (2.mai.2025) deputados e senadores para participarem de uma manifestação pela anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro.
A manifestação será realizada em Brasília em 7 de maio às 16h. A “Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária” sairá da Torre de TV, na região central da capital, em direção ao Congresso Nacional.
De acordo com Bolsonaro, a Polícia Militar acompanhará a manifestação e cerca de 50 políticos, entre senadores, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, confirmaram presença. “Os presos políticos agradecem”, declarou Bolsonaro.
Segundo o Poder360 apurou, o evento será organizado pelo pastor Silas Malafaia. O ex-presidente não comparecerá ao ato porque está internado desde 12 de abril. Ele se recupera de uma cirurgia abdominal.
Um dos temas centrais da manifestação será o caso da cabeleireira Débora dos Santos, condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 14 anos de prisão por pichar com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, em frente à sede da Corte.
A oposição ao governo Lula no Congresso tenta avançar com o PL (projeto de lei) da Anistia no Legislativo, mas o assunto está travado. O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou em 14 de abril o pedido de urgência para votar o projeto de lei. O partido do ex-presidente conseguiu 264 assinaturas.
O PP (Progressistas) também tenta pautar a urgência do PL no Congresso por meio de um texto alternativo ao do Partido Liberal. Segundo apurou o Poder360, o requerimento conta com 48 assinaturas e o líder da legenda na Casa, Doutor Luizinho (RJ), busca o apoio de outros partidos.