Bolsas asiáticas fecham em alta após China acenar sobre tarifaço

Bolsas asiáticas fecham em alta após China acenar sobre tarifaço


Governo chinês analisa abrir conversas sobre as tarifas, mas afirma que um acordo depende da “sinceridade” dos EUA

As Bolsas asiáticas fecharam em alta nesta 6ª feira (2.mai.2025). O principal motivo foi a declaração do Ministério do Comércio da China de que o governo está “analisando” abrir negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas comerciais.

O índice Hang Seng de Hong Kong teve o melhor desempenho, com uma alta de 1,74% no fechamento do mercado. Outras Bolsas que concentram diversas empresas de tecnologia na Ásia também subiram, como o Nikkei 225 do Japão (0,98%) e o Kospi da Coreia do Sul (0,12%).

Já em Xangai, centro financeiro da China, a Bolsa fechou em baixa de 0,23% no índice Shanghai Composite. Os produtos chineses ainda continuam sujeitos a uma tarifa alta para ingressar no mercado norte-americano.

REFLEXO NOS EUA

Segundo o site especializado em mercado financeiro Investing, as bolsas norte-americanas devem abrir em alta. As cotações futuras dos principais mercados apontam para uma aceleração de até 0,45%

  • Dow Jones – 0,45%;
  • S&P 500 – 0,45%;
  • Nasdaq 100 – 0,30%.

O QUE DISSE O GOVERNO CHINÊS

O Ministério do Comércio da China informou nesta 6ª feira (2.mai) que o país está “avaliando” a possibilidade de abrir negociações com os Estados Unidos para frear as tarifas comerciais.

Desde a semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), diz que representantes dos 2 países vêm conversando sobre um acordo. Em entrevista à revista Time, declarou que o presidente da China, Xi Jinping (Pcch) o procurou para tratar do assunto.

O governo chinês já disse em diversas oportunidades que não há conversas em andamento para redução das tarifas. Na 4ª feira (30.abr), o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, confirmou a versão chinesa sobre a inexistência de negociações oficiais até o momento.

Apesar de deixar a porta aberta para um acordo, o governo chinês não aliviou seu discurso contra a Casa Branca. O porta-voz do Ministério do Comércio da China disse que a guerra comercial foi iniciada pelos EUA e que a Casa Branca deve mostrar “sinceridade” se quiser costurar um acordo.

“A guerra tarifária e a guerra comercial foram iniciadas unilateralmente pelos EUA. Devem demonstrar sinceridade nas negociações, se assim o desejarem”, declarou.





Source link