As outras cores do Brasil: confira uniformes inusitados da Seleção na história

As outras cores do Brasil: confira uniformes inusitados da Seleção na história


Selecão Brasileira já deixou o amarelo de lado e entrou em campo com cores inesperadas — de homenagens emocionantes a protestos marcantes

A camisa amarela com detalhes verdes é símbolo da Seleção Brasileira desde 1954, mas, ao longo de sua história, o time nacional já vestiu uniformes de cores inusitadas. Seja por necessidade, homenagens ou protestos, o Brasil já entrou em campo com camisas vermelhas, pretas e até mesmo com uniformes emprestados de clubes sul-americanos.​

O uniforme amarelo e verde é símbolo da Seleção Brasileira desde 1954, mas, ao longo de sua história, o time nacional já vestiu camisetas de cores inusitadas. Seja por necessidade, homenagens ou até mesmo forma de protesto.

Veja as fotos

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x

Reprodução/x


A Seleção Brasileira já entrou em campo com camisas vermelhas, pretas e com uniformes emprestados de clubes dos vizinhos sul-americanos.

O portal LeoDias separou algumas camisas utilizadas em épocas distintas. No entanto, hoje em dia, seria dificilmente utilizada, por exemplo, uma peça do Boca Juniors, um dos principais rivais de clubes brasileiros na atualidade, fato esse que aconteceu em 1937.

1917 – Vermelho

No Campeonato Sul-Americano de 1917, a Seleção Brasileira enfrentou situações em que o uniforme branco tradicional coincidia com o dos adversários. Em partidas contra Uruguai e Chile, o Brasil foi sorteada para trocar de uniforme e utilizou camisas vermelhas para se diferenciar do adversário.​

A mesma camisa vermelha surgiu nos últimos dias como possibilidade de ser a nova segunda peça da Seleção na Copa do Mundo 2026. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), negou a fabricação do uniforme, que gerou repercussão negativa na mídia.

1919 – Homenagem ao Peñarol

Em um amistoso diante da Argentina, a Seleção Brasileira prestou homenagem ao goleiro uruguaio Roberto Chery — falecido após um jogo. O Brasil vestiu as cores do Peñarol, clube de Chery, em um gesto de respeito e solidariedade.​

1927 – Uniforme do Independiente

Um jogo contra o Peru, em 1927, o Brasil teve que improvisar devido à semelhança de uniformes. O time utilizou camisas emprestadas do Independiente da Argentina, e venceu o duelo por 3 a 2.

1937 – Camisa do Boca Juniors

Em partida pelo Campeonato Sul-Americano, realizado na Argentina, o Brasil enfrentou o Chile, no estádio da La Bombonera. No entanto, os uniformes das duas seleções eram similares. Dessa forma, a Seleção Brasileira utilizou camisas emprestadas do Boca Juniors. Isso pode parecer piada, mas, em 37, ocorreu, e o Brasil saiu vitorioso por 6 a 4.

1950 – Camisa Branca

Até 1950, o Brasil jogava com sua tradicional camisa branca. A mudança veio após a derrota no Maracanã, na Copa do Mundo de 50. Após o Mundial, um concurso foi promovido por um jornal. E a inspiração azul de 1958 tem até fundo religioso, com a devoção à Nossa Senhora Aparecida.

2023 – Preto contra o Racismo

Na partida amistosa contra a Seleção Guineana, realizado na Espanha, a Seleção Brasileira entrou em campo com um uniforme totalmente preto pela primeira vez. A ação foi uma iniciativa da CBF em protesto contra o racismo, especialmente em apoio ao jogador Vinícius Júnior. Na época, o atacante sofria constantes atoas em partidas da LaLiga. O Brasil venceu a partida por 4 a 1.

Esses episódios mostram que, além do tradicional amarelo, a Seleção Brasileira já vestiu cores diversas por motivos que vão desde questões práticas até manifestações de protesto.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link