EUA procuraram a China para negociar tarifas, diz jornal chinês

EUA procuraram a China para negociar tarifas, diz jornal chinês


Yuyuan Tantian afirma que os norte-americanos estão mais ansiosos do que os chineses na busca por solução para guerra comercial

O jornal chinês Yuyuan Tantian publicou nesta 5ª feira (1º.mai.2025) em seu perfil no Weibo –rede social chinesa similar ao X– que os EUA tomaram a iniciativa de procurar o governo da China para negociar as tarifas comerciais que os países aplicam entre si desde abril.

A publicação diz que autoridades norte-americanas têm vazado informações de conversas iniciais sobre o tema e que isso mostra que estão mais “ansiosos” para negociar. Por outro lado, o governo chinês diz que não iniciou conversas com a Casa Branca.

Segundo o Yuyuan Tantian, Pequim deve aproveitar a ansiedade dos norte-americanos para expor os reais objetivos dos EUA na guerra comercial. 

“A China precisa observar e até mesmo forçar a revelação das verdadeiras intenções dos Estados Unidos e tomar a iniciativa nas negociações e nos combates”, afirmou o jornal.

O Yuyuan Tantian é um jornal estatal chinês, mas não está entre os principais do país. Seu perfil no Weibo tem quase 3 milhões de seguidores.

Na 4ª feira (30.abr), o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, declarou que ainda não existe uma negociação oficial em andamento com a China para tratar das tarifas comerciais.

Por outro lado, o presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), afirmou na semana passada que autoridades da Casa Branca conversam “todos os dias” com as da China e que há oportunidade de um “grande acordo” comercial.





Source link