Número equivale a 2/3 da população do Brasil; estimativa é da estatal chinesa que opera o transporte ferroviário no país
A China Railway (CR) –estatal chinesa que opera o sistema ferroviário de passageiros e cargas no país– estima que os trens chineses devem movimentar cerca de 144 milhões de pessoas no feriado do Dia do Trabalhador.
Na China, o Dia do Trabalhador é um dos feriados mais importantes e longos do país. Os chineses ficarão de folga desta 5ª feira (1º.mai.2025) a 2ª feira (5.mai). A estimativa da China Railway considera um intervalo de 8 dias, de 29 de abril a 6 de maio.
A projeção da estatal chinesa mostra que a celebração vai movimentar o equivalente a cerca de 66% da população brasileira.
É como se toda a população das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil decidisse viajar de trem pelo país em um período de 8 dias.
SEM FÉRIAS, SÓ FERIADOS
Os chineses viajam com muita intensidade nos feriados. Isso ocorre porque a lei no país não dá direito a férias anuais aos trabalhadores, como no Brasil –30 dias por ano.
Nos feriados prolongados, como é o caso do Dia do Trabalhador, os chineses precisam trabalhar 1 ou 2 dias a mais –sábado ou domingo– na semana que antecede ou posterior à celebração. São os chamados “dias de trabalho”.
Ao todo, os chineses têm 7 feriados nacionais e 28 dias de folga no ano. Saiba mais sobre os feriados chineses e o calendário de 2025 nesta reportagem.