De fã a rival: entenda a treta entre Lady Gaga e Madonna e o fim dela

De fã a rival: entenda a treta entre Lady Gaga e Madonna e o fim dela


Lady Gaga e Madonna passaram 7 anos, até 2019 quando as duas apareceram juntas publicamente em clima amistoso, durante uma festa após o Oscar organizada pela veterana do Pop

Muito antes de conquistarem multidões nas areias de Copacabana, Lady Gaga e Madonna já compartilhavam vários trações em comum em suas trajetórias. As duas nasceram em famílias ítalo-americanas e construíram impérios no pop com músicas voltadas para a pista de dança, espetáculos grandiosos, visuais impactantes, coleções de polêmicas e fases artísticas bem distintas ao longo dos anos.

Gaga sempre teve apreço por Madonna. A prova está nos créditos do disco que a revelou ao mundo, “The Fame”, lançado em 2008: “Gostaria de agradecer a Andy Warhol, David Bowie, Prince, Madonna e Chanel”.

Veja as fotos

Reprodução / YouTube

Lady Gaga no CoachellaReprodução / YouTube

Reprodução: Instagram/Madonna

Madonna, um dos termos mais pesquisados no BrasilReprodução: Instagram/Madonna

Reprodução

Em 2012, Lady Gaga acenou para fãs da sacada do hotalReprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução: YouTube

Lady Gaga iniciou sua apresentação com um vestido pomposoReprodução: YouTube

Reprodução

Reprodução

Reprodução Instagram

Madonna e Akeem Morris postaram foto juntos em suas redes sociaisReprodução Instagram

Reprodução Instagram

Madonna e Akeem Morris postaram foto juntos em suas redes sociaisReprodução Instagram

Imagem: Reprodução/JR/Time

Madonna e Lady GagaImagem: Reprodução/JR/Time


Com o tempo, no entanto, o respeito virou tensão. Em 2012, durante a turnê MDNA, Madonna fez questão de incluir trechos de “Born This Way” no número musical de “Express Yourself”, canções frequentemente comparadas por conta de suas similaridades. Logo depois, ela emendava com “She’s Not Me”.

“A provocação foi clara. Madonna tentou mostrar que as duas canções eram semelhantes e depois emendou o refrão: ‘Ela não sou eu / Ela não tem meu nome / Ela nunca vai ter o que eu tenho’.”

Aliás, essa mesma faixa já havia servido de recado anos antes. Entre 2008 e 2009, na turnê Sticky & Sweet, Madonna apresentou-se ao lado de dançarinas vestidas como versões antigas de si mesma. A mensagem era clara: ninguém a substitui.

Em 2012, o Brasil recebeu as duas estrelas em momentos diferentes. Gaga, com 26 anos e ainda em ascensão, se apresentou em novembro. Já Madonna, então com 54, veio no mês seguinte, somando décadas de experiência — tempo de estrada maior do que a idade de sua suposta concorrente.

“Eu sempre a admirei. Continuo a admirá-la, independentemente do que ela pense de mim”, declarou Gaga em seu documentário de 2017, “Gaga: Five Foot Two”. “Por mais respeito que eu tenha por ela como artista, nunca consegui aceitar o fato de que ela não me olharia nos olhos e me diria algo pejorativo.”

Reaproximação

Foi apenas em 2019 que as duas apareceram juntas publicamente em clima amistoso, durante uma festa após o Oscar organizada por Madonna. Gaga, premiada naquela noite por “Shallow”, posou sorridente ao lado da veterana.

Desde então, a tensão entre elas parece ter desaparecido. Em 2023, quando Madonna anunciou sua turnê comemorativa de 40 anos, Gaga reagiu com afeto a um vídeo sobre o show no Rio: “Te amamos, M”, escreveu.

No ano seguinte, Madonna brincou com uma gafe ao confundir o nome da cidade em que se apresentava. “Vocês estão chateados por eu ter dito ‘Oi, Boston?’ Me desculpem! Que merda foi essa? Isso seria tipo vocês me dizerem: ‘Ei, Lady Gaga!’. Eu não teria gostado disso”, soltou durante uma performance em Toronto.

“Quer dizer, nada contra a Gaga, mesmo. Eu a amo. É sério! Eu amo qualquer uma que seja mais baixa que eu”, finalizou, com bom humor.



Source link