Evento excêntrico reuniu pessoas de diferentes nacionalidades em uma disputa para ver quem imitava melhor uma gaivota
Você não leu errado! No último domingo (27/4), De Panne, na Bélgica, foi palco de um dos concursos mais inusitados da história: o 5º Campeonato Europeu de Gritos de Gaivota. Com 60 participantes disputando quem imitava melhor o som e a aparências das aves, o evento elegeu três imitadores de gaivotas como grandes vencedores da competição.
De acordo com a CNN, o evento reuniu participantes de diversos países na cidade costeira onde foi realizada a quinta edição do Campeonato Europeu de Gritos de Gaivota. A competição contou com três categorias: júnior, adulto e colônia. O evento também teve um júri responsável por avaliar os competidores com base em diferentes aspectos.
Veja as fotos
Entre os critérios avaliados estavam a fidelidade na imitação do som das gaivotas, o comportamento e, claro, a criatividade nas fantasias. Anna Brynald, da Dinamarca, conquistou o primeiro lugar na categoria adulta e recebeu a medalha do concurso após impressionar o júri com sua performance como gaivota: “Eu ganhei”, a jovem comemorou em suas redes sociais.
Embora pareça uma competição excêntrica ou apenas uma brincadeira, o campeonato tem um propósito. Ainda segundo a CNN, o evento busca criar uma “imagem positiva” das aves costeiras, que costumam ser vistas de forma negativa pelo público devido ao seu comportamento considerado invasivo, mas são importantes para o ecossistema.