Saiba quem é o pastor de 15 anos que diz ser profeta e afirma curar câncer

Saiba quem é o pastor de 15 anos que diz ser profeta e afirma curar câncer


As polêmicas transformaram o adolescente em alvo de duras críticas e ameaças virtuais, com muitos o acusando de se aproveitar da fé alheia

Aos 15 anos, Miguel Oliveira se apresenta como pastor e profeta, e tem chamado atenção e provocado indignação ao alegar que realiza curas milagrosas, exigir doações em troca de bênçãos e dizer que nasceu sem tímpanos e cordas vocais. As polêmicas transformaram o adolescente em alvo de duras críticas e ameaças virtuais, com muitos o acusando de se aproveitar da fé alheia.

Natural de Carapicuíba, no interior paulista, Miguel integra a Assembleia de Deus Avivamento Profético, onde prega regularmente. Ele afirma que iniciou sua jornada religiosa aos 3 anos, depois de uma suposta cura divina que teria revertido sua surdez e mudez. Desde então, tem ganhado espaço em eventos evangélicos por todo o Brasil e já apareceu em diversos programas, entrevistas e podcasts.

Veja as fotos

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução


Leia Também

Apesar de seu relato sobre a infância despertar comoção entre seguidores, muitos contestam a história. “Ele viralizou na internet dizendo que nasceu sem os tímpanos e as cordas vocais. Quando questionado sobre os laudos médicos, disse que os perdeu durante uma mudança porque morava de aluguel, sendo que bastaria pedir a segunda via no hospital ou falar com seu pediatra. Ele é novo, e todo o sistema de saúde já era informatizado há 15 anos”, comentou um usuário nas redes.

Um dos momentos que mais gerou revolta ocorreu durante um culto, filmado e compartilhado nas redes sociais, no qual Miguel alega ter curado uma mulher com leucemia. “Eu rasgo o câncer, eu filtro o seu sangue e eu curo a leucemia”, declarou enquanto destruía papéis que seriam, segundo ele, exames médicos.

A cena chocou internautas. “Pede exame de leucemia e rasga. Diz que está curando. Isso é crime. Isso é brabo demais. E tem gente que acredita nisso, larga o tratamento e morre”, escreveu outro usuário.

Outra afirmação que repercutiu foi a de que, em uma de suas primeiras pregações, teria feito um homem com paralisia voltar a andar. “Ele jogou as muletas foras e saiu correndo pela igreja”, disse Miguel.

Muitos detratores afirmam que o jovem apenas reproduz discursos de pregadores conhecidos, evitando qualquer aprofundamento teológico. Seus cultos seriam, segundo eles, compostos por frases motivacionais genéricas e supostas profecias sobre o futuro dos presentes. Após o acúmulo de polêmicas, sua conta no Instagram, que acumula mais de 1,3 milhão de seguidores, foi desativada.

Outro motivo de desconfiança surgiu durante os momentos em que diz falar em “línguas espirituais”. Alguns espectadores notaram que ele misturava expressões em inglês, o que reforçou a percepção de encenação.

Além disso, sua forma de arrecadar dinheiro durante as pregações vem sendo bastante criticada. “Quero agora quatro pessoas aqui no altar para doar R$ 1 mil. A velocidade com que você vem é a velocidade com que o milagre [na sua vida] será realizado”, afirma em um dos vídeos.

As críticas se intensificaram a ponto de se transformarem em ameaças explícitas nas redes. “Ele precisa é de um susto, mas tem alguém por trás dele. Todos precisam de uma lição, inclusive quem está apoiando e seguindo ele”, escreveu um usuário. “Esse pequeno moleque está mais para capeta em forma de gente. Pior que ainda tem gente que acredita. Alguém tem que parar esse moleque o mais rápido possível”, disparou outro.

Pedido de oração após receber ameaças

No último domingo (27/4), o próprio Miguel se pronunciou nas redes, pedindo apoio espiritual. “Estou passando aqui para fazer um pronunciamento junto a todos vocês. Neste final de semana, eu vou pensar, refletir, como já estou refletindo, sobre algumas críticas, claro que todas construtivas, e parar para pensar um pouco sobre algumas coisas a respeito do meu ministério e algumas ações”, disse.

“Quero lhes informar que segunda-feira à noite lançarei um pronunciamento oficial sobre a minha posição. Deus abençoe. Orem pela minha vida se puderem”, acrescentou.

Não é a primeira vez que ele relata estar sob ameaça. Em março, em entrevista ao portal Fuxico Gospel, Miguel contou que recebeu mensagens de teor violento. “Recebi um vídeo, de visualização única, dizendo que, se eu pisasse na cidade de Maringá [para pregar], eu iria levar tiros. Há muitas ameaças também nas redes sociais”, relatou.

MP investiga ameaças

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma apuração preliminar sobre possíveis ameaças sofridas por Miguel Oliveira, jovem de 15 anos que se apresenta como pastor e profeta. A iniciativa foi tomada após os pais do adolescente procurarem a Polícia Civil para relatar o caso. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

De forma autônoma, o Ministério Público começou a reunir informações sobre o caso e enviou ofícios solicitando dados que possam esclarecer a situação enfrentada pelo adolescente apontado como falso profeta. Pessoas próximas a Miguel relatam que ele tem sido alvo de ofensas e ameaças, especialmente devido à sua atuação em cultos religiosos. Entre as acusações que circulam nas redes sociais, críticos o chamam de “anticristo” e o acusam de enganar fiéis com supostos milagres e revelações.



Source link