
A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) se manifestou após a operação sem desconto que investiga um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ação apontou que 70% das entidades auditadas pela CGU (Controladoria Geral da União) não estavam com a documentação em dia. Foram realizadas auditorias em 29 entidades que tinham ACTs (Acordos de Cooperação Técnica) com o INSS e entrevistas com 1.300 beneficiários. Em nota, a Conafer diz estar presente em mais de 4.500 municípios atuando com recursos próprios.
Veja a nota
A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), fundada em 2011, surgiu da necessidade dos agricultores familiares no Brasil de ter uma representação autônoma nas decisões do setor agrícola. Com 8 milhões de associados, a CONAFER atua como uma entidade de classe, liderada por Carlos Lopes, que, desde o início, tem se dedicado ao desenvolvimento do agronegócio, sem que suas atividades pessoais como pecuarista e produtor interfiram nas operações da entidade. Atualmente, a CONAFER atende 4.500 municípios, promovendo o empreendedorismo entre pequenos produtores com recursos próprios, sem a necessidade de convênios com o Estado. A entidade também se compromete com a defesa da causa indígena, trabalhando para valorizar todas as etnias em suas iniciativas. Um exemplo disso é a Jaguar Artes Indígenas, que visa destacar e expor peças confeccionadas nas aldeias, promovendo transparência e desenvolvimento econômico para os povos indígenas, com o objetivo de alcançar visibilidade em capitais ao redor do mundo. Em relação às recentes questões envolvendo a presidência do INSS, a CONAFER observa o desdobramento do inquérito com serenidade, confiando no sistema judiciário. É importante ressaltar que a receita do INSS representa apenas 11% do total da entidade. A CONAFER continua atenta aos desafios da agricultura familiar, buscando melhorias no setor e enfatizando a unidade na luta pelos direitos dos povos que representamos, reconhecendo nossa diversidade.
MEDIDAS ADOTADAS
O governo determinou a suspensão dos Acordos de Cooperação Técnica das entidades associadas ao INSS e, consequentemente, dos descontos feitos nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas.