Projeto de expansão da linha busca ampliar acesso ao metrô até Taboão da Serra, beneficiando milhares de usuários diários
O governo de São Paulo anunciou a desapropriação de 29 imóveis na zona oeste da capital. A medida, publicada no Diário Oficial nesta 2ª feira (28.abr.2025), faz parte do projeto de expansão da Linha 4-Amarela do metrô, que inclui a construção da estação Chácara do Jockey e a extensão até Taboão da Serra. Leia a íntegra (PDF – 1,204 MB).
Os imóveis ficam na avenida Professor Francisco Morato e nas ruas Osíris Magalhães de Almeida e Francisco Marsan, nas proximidades do parque Chácara do Jockey. O decreto de desapropriação, assinado pela SPI (Secretaria de Parcerias e Investimentos), classifica o projeto como de utilidade pública.
No início de abril, o governo já havia anunciado a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, na Grande São Paulo. A previsão de conclusão é 2028. O projeto também terá a ampliação da estação Pinheiros.
Além disso, uma área de mais de 330 m² na Marginal Pinheiros foi declarada de utilidade pública para a construção de uma nova passarela de integração entre a Linha 4-Amarela e a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A expansão tem como objetivo aumentar a capacidade do sistema metroferroviário e facilitar a conexão entre diferentes linhas. Segundo o governo estadual, as obras atenderão a demanda de transporte da região e integrarão diversos modais de mobilidade urbana.