Filhos de Cid Moreira acusam viúva do apresentador de maus-tratos e abandono

Filhos de Cid Moreira acusam viúva do apresentador de maus-tratos e abandono


O documento foi protocolado nesta segunda-feira (28/4) e revela provas e acusações graves contra Maria de Fátima Moreira

Nesta segunda-feira (28/4), Roger Felipe Naumtchyk Moreira e Rodrigo Razendev Simões Moreira, filhos do locutor e apresentador Cid Moreira, entraram na Justiça com um processo contra Maria de Fátima Sampaio Moreira, viúva de Cid. A decisão, revelada com exclusividade pelo Portal LeoDias, veio após Roger e Rodrigo acusarem Fátima por maus-tratos, negligência e abandono contra o apresentador, afastar Cid da família e amigos, desviar dinheiro do falecido e ficar com todos os bens deixados pelo locutor.

No processo, assinado pelo advogado Francisco Angelo Carbone, os autores destacam que Fátima entrou na família através de um relacionamento extraconjugal. Fátima conheceu o apresentador no ano de 2000, quando ainda trabalhava como jornalista freelancer para a Revista Caras, e foi contratada como assistente de Moreira: “Fátima passou, então, a relatar ao falecido situações de suposta pobreza e vulnerabilidade, sensibilizando-o a ponto de ele oferecer-lhe um trabalho no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas”.

Veja as fotos

Reprodução/Instagram

Filhos de Cid Moreira acusam viúva do apresentador de maus-tratos e abandonoReprodução/Instagram

Foto: Carlos Chicarino

Foto: Carlos Chicarino

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Cid Moreira e Filho Roger MoreiraReprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução TV Globo

Reprodução TV Globo


O processo acusa Fátima de se beneficiar de toda a herança deixada por Cid, não permitindo com que os filhos tivessem acesso ao inventário,  ocultando bens, simulando transações, esvaziando o patrimônio e desconsiderando os direitos legais dos herdeiros. Os autores do processo relatam ainda que a viúva chegou a vender imóveis milionários do apresentador e ocultar parte dos valores recebidos, vendendo casas avaliadas em R$ 3 milhões, dos quais apenas R$ 1 milhão foram declarados, por exemplo.

Roger afirma que Fátima conseguia “fazer a cabeça” de Cid e assim conseguir o que queria. Ainda em vida, o locutor chegou a transferir recursos financeiros e imóveis para a jornalista. “Esse comportamento sugere que, desde o princípio, Fátima visava capturar a confiança e os bens do idoso, manipulando-o emocionalmente com objetivos patrimoniais. Tal conduta amolda-se ao conceito de violência psicológica contra a pessoa idosa, definida na legislação como qualquer ação que vise degradar ou controlar suas decisões mediante manipulação ou isolamento, entre outros meios”, pontua a acusação.

Os autores citam a empresa Fama Comunicações Voz E Eirelli, que teria sido criada por Fátima com o objetivo de “receber diretamente todos os rendimentos do trabalho artístico e mediático de Cid”, inclusive os lucros de mais de 70 CD’s religiosos que foram gravados por Cid e produzidos pelo filho Roger. Atualmente Fátima ainda ganha dinheiro com a imagem do falecido marido, a viúva mantém o perfil de Cid Moreira ativo no Instagram e usa a plataforma para vender “mensagens especiais personalizadas e gravadas por Cid”, que são geradas por meio de Inteligência Artificial (IA).

O documento, de 78 páginas, também inclui o depoimento de antigos funcionários de Cid Moreira, especialmente o caseiro Manoel Francisco de Lima, que trabalhou por aproximadamente 26 anos na casa do locutor. Em depoimento, Manoel afirma que Fátima passava o dia fora de casa e deixava Cid, já aos 90 anos, sem comida por longos períodos. Manoel chegou a procurar Roger, para alerta-lo acerca dos maus-tratos cometidos por Fátima. O caseiro também relatou que Cid aparecia com constantes machucados, que eram justificados como acidentes e batidas nos móveis. Outros funcionários foram ouvidos e confirmaram as acusações.

“Diante desse conjunto probatório harmônico e convergente — formado por testemunhos diretos, confiáveis e consistentes, e por laudo pericial grafotécnico de alto rigor técnico — não restam dúvidas de que Cid Moreira foi vítima de manipulação emocional, isolamento social, fraudes documentais e esvaziamento patrimonial contínuo e deliberado, arquitetado por Maria de Fátima Sampaio Moreira”, conclui a petição formulada pelos filhos do apresentador.

Procurada pela reportagem do Portal LeoDias, Maria de Fátima não se pronunciou até o momento. A equipe de repórteres do portal segue aberta para possíveis esclarecimentos da viúva.



Source link