“Convidamos todo mundo”, diz presidente da Agrishow

“Convidamos todo mundo”, diz presidente da Agrishow


Palco de Bolsonaro por anos, feira do agro em Ribeirão Preto atrai governadores de oposição que miram o Planalto em 2026

Presidente da Agrishow desde 2023, João Marchesan passou o domingo (27.abr.2025) e esta 2ª feira (28.abr) recebendo autoridades políticas na feira de Ribeirão Preto, no interior paulista, maior evento do agronegócio da América Latina. Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente, foi o único representante do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Da oposição, apareceram os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Na 3ª feira (29.abr), será a vez do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Somos apartidários. Convidamos todo mundo. Vem quem quer”, disse Marchesan, ao ser questionado pelo Poder360 sobre a prevalência de representantes da oposição a Lula. Vice-presidente do conselho de Administração da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o empresário do setor de equipamentos agrícolas justificou o interesse dos adversários do presidente da República. “Esses eu entendo, porque precisam aparecer. São presidenciáveis”, afirmou Marchesan.

A Agrishow se tornou palco de Jair Bolsonaro nos anos recentes. Nesta 30ª edição da feira da cidade do interior paulista, que vai até 6ª feira (02.mai), o ex-presidente não poderá comparecer porque está internado há 2 semanas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por mais uma cirurgia no abdômen, em decorrência de complicações relacionadas à facada que levou na campanha presidencial de 2018.

Caiado, Zema, Ratinho e Tarcísio disputam o espólio de Bolsonaro no agronegócio, por causa da inelegibilidade do ex-presidente, imposta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por uso da máquina pública para espalhar desinformação sobre as urnas eletrônicas.

Antes de irem à Agrishow, os governadores de Goiás, de Minas e do Paraná estiveram na abertura da 90ª Expozebu, na cidade mineira de Uberaba. No domingo (27.abr), em Ribeirão Preto, Caiado falou sobre o périplo dos opositores. “Estamos mostrando que somos uma das maiores gerações de governadores da história e vamos vencer as eleições”, disse o governador goiano.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que não vai comparecer à Agrishow em 2025 por problemas de agenda. Em 2023, primeiro ano do 3º mandato de Lula, Fávaro foi desconvidado para a cerimônia de abertura, que acabou cancelada pelos organizadores. Bolsonaro esteve presente. Em 2024, o ministro participou da abertura. O ex-presidente também marcou presença.

 





Source link