Trump promete restaurar feriado em homenagem a Cristóvão Colombo

Trump promete restaurar feriado em homenagem a Cristóvão Colombo


Presidente critica “cultura woke” e diz que retomará celebração com tradições originais; desde 2021, Biden comemorava o Dia dos Povos Indígenas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou neste domingo (27.abr.2025) que pretende restaurar a celebração do Dia de Colombo “das cinzas”. Em publicação na rede Truth Social, ele criticou as reações negativas à figura de Cristóvão Colombo e defendeu a retomada da homenagem com os mesmos moldes anteriores.

“Estou trazendo o Dia de Colombo de volta das cinzas”, escreveu. “Os democratas fizeram tudo o que podiam para destruir Cristóvão Colombo, sua reputação e todos os italianos que tanto o amam. Eles derrubaram suas estátuas e substituíram-nas por movimentos ‘woke’ ou, pior, por nada.”

Trump prometeu restaurar o feriado com as mesmas “regras, datas e locais” adotados antes das mudanças recentes.

Durante o governo de Joe Biden (Partido Democrata), em 2021, os Estados Unidos passaram a celebrar o Dia dos Povos Indígenas em 11 de outubro, junto com o Dia de Colombo. A mudança buscou reconhecer o impacto da colonização sobre as populações indígenas, mas gerou controvérsias.

CULTURA WOKE

Desde que reassumiu a Presidência, em 20 de janeiro de 2025, Trump intensificou o discurso contra a chamada “cultura woke” e revogou políticas de diversidade e inclusão implementadas por administrações anteriores.

O termo “woke” –do inglês “wake”, acordar– surgiu como um alerta dentro da comunidade negra norte-americana para a necessidade de combater o racismo e outras formas de injustiça. No entanto, ao longo da última década, a expressão passou a ser usada de forma mais ampla e, muitas vezes, pejorativa, para se referir a movimentos ligados a causas identitárias.

Em seus primeiros meses de governo, Trump editou diversas ordens executivas (decretos presidenciais nos EUA) para eliminar programas de diversidade, equidade e inclusão no âmbito federal, além de pressionar o setor privado a adotar a mesma postura.





Source link