Aos 84 anos, João Carlos Martins enfrenta câncer e desabafa: “Não tenho medo”

Aos 84 anos, João Carlos Martins enfrenta câncer e desabafa: “Não tenho medo”


O músico confirmou que precisou passar por uma cirurgia na mesma semana em que descobriu a doença

Atualmente com 84 anos de idade, o maestro João Carlos Martins informou que está lutando contra um câncer agressivo na próstata, descoberto em março deste ano. A declaração aconteceu neste domingo (27/4), em uma entrevista para a Folha de S.Paulo, onde o músico esclareceu que já até passou por uma cirurgia.

Essa decisão aconteceu após a realização de uma biópsia na mesma semana em que descobriu a doença. O artista confessou que foi assustador receber a notícia e enfrentou momentos complicados no pós-operatório. “O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso”, sentenciou.

Veja as fotos

Reprodução

João Carlos MartinsReprodução

Reprodução

João Carlos MartinsReprodução

Reprodução

João Carlos MartinsReprodução

Jordan Vilas/TV Globo

Péricles e o maestro João Carlos Martins em gravação do “Sinfonia de Natal”Jordan Vilas/TV Globo

Reprodução Instagram

Maestro João Carlos Martins anuncia aposentadoria dos palcosReprodução Instagram


“Depois de ter realizado 30 cirurgias, principalmente nas mãos, a última coisa que eu esperava era câncer na próstata… A operação [no fim de março] durou 4h20 e foi um sucesso de 100%. Mas o pós-operatório foi um grande problema. Eu nunca vivi algo tão dramático”, declarou João Carlos Martins.

O maestro chegou a afirmar que esse processo todo foi como uma “operação de guerra”. “Depois que fiz uma tomografia com contraste, a equipe entrou no meu quarto e disse: ‘Você está correndo o risco de ter seu intestino delgado perfurado’. Havia uma obstrução e as fezes já estavam perto da circulação”, afirmou.

“Começou uma operação de guerra que durou 24 horas. Eu tenho até vergonha de contar. Injetaram um litro [de uma substância para desobstruir o intestino]. Era como se eu estivesse em uma galeria de esgoto. Eu precisava ser trocado de meia em meia hora”, disse.

“Meu Deus do céu! Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado. Eu durmo e acordo com isso. Mas, graças a Deus, eles me salvaram […] Não tenho medo da morte”, concluiu o músico.



Source link