Papa Francisco não autorizou autoridades a conduzirem o caixão, apenas os pobres

Papa Francisco não autorizou autoridades a conduzirem o caixão, apenas os pobres


Antes de falecer, o respeitado Jorge Mario Bergoglio fez um pedido importante e determinou ordens para o funeral e a cerimônia de despedida

O padre Juarez de Castro, durante a cobertura de “Adeus, Francisco” no SBT News, comentou um dos últimos pedidos de Jorge Mario Bergoglio neste sábado (26/4). O Papa Francisco, antes de falecer, solicitou que seu caixão fosse levado pelos pobres, descartando a possibilidade de autoridades conduzirem o mesmo. Segundo o sacerdote, em transmissão ao vivo, o ex-líder religioso queria uma igreja mais pobre em prol de sua principal missão. A cerimônia, que acontece na Praça de São Pedro, no Vaticano, reuniu uma multidão enquanto a homilia era realizada.

“Ele pediu para que o caixão fosse levado pelos pobres, nenhuma autoridade, nem os funcionários da Santa Sé, nada. Ele queria que o caixão fosse levado pelos pobres. A gente pode chamar o Papa Francisco de ‘Papa dos Pobres’, porque ele queria, sobretudo, não só para os pobres, mas uma igreja mais pobre, porque é o seguinte: a opção do Evangelho é para os pobres. Você não vê, não há como chegar a Jesus sem passar pelos pobres”, disparou Juarez no jornalístico do SBT.

Veja as fotos

Reprodução / Instagram

Papa FranciscoReprodução / Instagram

Reprodução Vatican News

Reprodução Vatican News

Reprodução Vatican News

Reprodução Vatican News

Secom Presidência

Lula e Papa FranciscoSecom Presidência


“Jesus mesmo diz no Evangelho de Mateus: ‘Eu estive nu, e você me deu de vestir. Eu estive com fome, e você me deu de comer. Eu estive preso, e você me visitou’. A opção do Evangelho é a opção feita pelos pobres, e é importante que o Papa Francisco assumiu isso para ele, na Igreja, e tem esse olhar compassivo para o pobre. Mas, para que o pobre seja transformado, não é só ser olhado com pena, mas que possa buscar sua transformação. Mais do que isso, ele fez com que nós, padres, a Igreja e o povo, tivéssemos esse olhar voltado para o pobre”, completou o mineiro.

A cerimônia de despedida, iniciada às 5h (horário de Brasília) / 10h (horário do Vaticano), está sendo conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. O Papa Francisco faleceu na segunda-feira (21/4), aos 88 anos, devido a complicações de um AVC e insuficiência cardíaca. O caixão foi colocado para o evento em frente ao altar externo da Basílica de São Pedro. Na homilia, foram citadas a vida e as realizações do pontífice, oferecendo reflexões aos cardeais sobre as qualidades buscadas para o futuro líder da Igreja.



Source link