Gilmar Mendes recua e julgamento de Collor segue no plenário virtual do STF

Gilmar Mendes recua e julgamento de Collor segue no plenário virtual do STF


Maioria dos ministros já se manifestou, o que resultou na prisão do ex-presidente no aeroporto de Maceió; ele está em um presídio na capital alagoana, em cela individual

Fellipe Sampaio/STFMinistro Gilmar Mendes em Sessão da Segunda Turma do STF
Ministro Gilmar Mendes em Sessão da Segunda Turma do STF

Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu cancelar seu pedido para que o julgamento do ex-presidente Fernando Collor ocorresse de forma presencial. Com essa decisão, a análise virtual sobre a prisão de Collor será retomada. A maioria dos ministros já se manifestou a favor da prisão imediata, seguindo a determinação de Alexandre de Moraes.

Na última quinta-feira (24), Moraes negou um recurso apresentado pela defesa de Collor, o que resultou na ordem de prisão imediata do ex-presidente. A detenção foi realizada pela Polícia Federal no aeroporto de Maceió, onde Collor foi abordado. Após a audiência de custódia, Moraes decidiu que ele permaneceria detido na capital alagoana, em uma cela individual, considerando seu status de ex-presidente.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Fernando Collor foi condenado em 2023 a uma pena de oito anos e dez meses de prisão, devido a crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As acusações estão ligadas a um esquema de corrupção envolvendo a BR Distribuidora. A defesa do ex-presidente apresentou uma nova contestação, mas a maioria dos ministros do STF a considerou como uma tentativa de atrasar o processo.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link