Enterro do pontífice acontecerá neste sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior de Roma; presidentes e monarcas de todo o mundo comparecerão à cerimônia

Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens diante do féretro do papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (25), na véspera do funeral. O primeiro pontífice latino-americano, falecido na segunda-feira (21) aos 88 anos, superou assim as 195 mil pessoas que se despediram de seu predecessor Bento XVI após sua morte em 31 de dezembro de 2022. Imagens mostraram a capela-ardente se esvaziando do grande público por volta das 19h (14h no horário de Brasília), enquanto permaneciam cardeais, sacerdotes e trabalhadores da Santa Sé.
O enterro de Francisco acontecerá no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903. O túmulo do papa será de mármore e terá apenas uma palavra, “Franciscus”. Uma reprodução da cruz peitoral utilizada por ele acompanhará o conjunto.
Após a missa, o cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Roma, passando por monumentos como o Coliseu, segundo as autoridades. O público poderá acompanhar a cerimônia em telões. As autoridades italianas determinaram uma zona de exclusão aérea sobre Roma e mobilizaram unidades antidrone com sistemas de inibição de sinais para evitar qualquer atividade suspeita. Aviões de combate estão em alerta para intervir, enquanto helicópteros policiais sobrevoam o centro histórico e franco-atiradores foram posicionados nos telhados da Via della Conciliazione, que leva à Praça de São Pedro, e na colina próxima de Gianicolo.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Presidentes e monarcas de todo o mundo comparecerão no sábado (26) ao funeral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a tempo de visitar a capela-ardente, assim como o presidente francês Emmanuel Macron. Antes de partir para a Cidade Eterna, o americano Donald Trump disse que realizaria diversas reuniões bilaterais em paralelo ao funeral, sem especificar com quem. O pouso do Air Force One está previsto para 20h50 GMT (17h50 de Brasília). As delegações oficiais ocuparão o lado direito, voltado para a basílica. Na primeira fila estarão os presidentes da Argentina — terra natal de Bergoglio — e da Itália, Sergio Mattarella.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório