Personalidades de direita e aliadas ao presidente Trump repudiaram a intimação do ex-presidente brasileiro nas redes sociais
Influenciadores de direita dos Estados Unidos criticaram o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes por intimar o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Em postagens nas redes sociais, personalidades ligadas ao presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), apoiaram o ex-mandatário brasileiro e pediram a saída do magistrado da Suprema Corte.
O chefe de campanha de Trump, Jason Miller, fez uma publicação no X (ex-Twitter) em que acusa Moraes de praticar o “puro mal” a Bolsonaro.
What Moraes is doing to President @JairBolsonaro is pure evil! https://t.co/o9HaQdjAuJ
— Jason Miller (@JasonMiller) April 24, 2025
Outra personalidade de direita que se manifestou foi Alex Jones, criador do site “InfoWars” e do podcast “The Alex Jones Show”. Segundo Jones, Moraes está “disposto a romper” a constituição brasileira para prender Bolsonaro.
A ditadura comunista no Brasil tenta matar Bolsonaro novamente […] Normalmente, o STF permite que as pessoas se recuperem antes de realizar atos processuais contra pessoas sob investigação. Como Moraes está atrás de Bolsonaro, ele está disposto a romper com a Constituição brasileira em seus esforços para prendê-lo”, disse Alex Jones.
BREAKING: The Communist Dictatorship In Brazil Is Trying To Kill Bolsonaro Again!
Brazilian Supreme Court Justice Alexandre de Moraes has sent a court officer to the ICU to summon Bolsonaro to present his preliminary defense within 5 days in the court case in which he’s accused… pic.twitter.com/9WBEY6kiK6
— Alex Jones (@RealAlexJones) April 24, 2025
Ian Miles Cheong, influenciador malasiano que comenta sobre política norte-americana, disse que o ministro do STF é um ser “extremamente perverso”.
Alexandre de Moraes is seriously twisted. That Brazilian Supreme Court Justice sent a court officer, who’s now in the ICU, to order Jair Bolsonaro to give his preliminary defense in just 5 days for that coup case where he could face over 20 years in jail.
And Bolsonaro’s barely… pic.twitter.com/8AMr10WTCI
— Ian Miles Cheong (@stillgray) April 24, 2025
Políticos e influenciadores norte-americanos já criticaram o ministro Alexandre de Moraes em outras situações. Os deputados republicanos Rich McCormick e María Elvira Salazar já pediram ao governo Trump que proibisse o visto e bloqueasse bens do magistrado nos EUA.
A Comissão de Justiça do Congresso norte-americano aprovou o projeto de lei “No Censors on Our Shores Act”, que impede a entrada de autoridades estrangeiras que ferem o direito à liberdade de expressão. Moraes foi citado como um dos principais exemplos.
A aprovação na comissão, no entanto, somente introduziu o projeto, que ainda deve passar pela Câmara dos Representantes –equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil –, e o Senado.
BOLSONARO SE TORNA RÉU
O ex-presidente foi intimado na 4ª feira (23.abr.2025) por uma oficial de justiça na UTI enquanto estava no hospital DF Star, em Brasília. Ele está internado há mais de uma semana depois de passar por uma cirurgia para reconstrução da parede abdominal.
A intimação foi sobre a ação penal aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) em que Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado. Agora que Bolsonaro foi citado, terá 5 dias para apresentar a defesa prévia, que é uma resposta à acusação.