IA pressiona e revoluciona o setor de energia

IA pressiona e revoluciona o setor de energia


Pedro Rodrigues afirma que, para o Brasil, essa revolução apresenta oportunidades únicas por causa da matriz energética renovável

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança mais um episódio do programa de análises semanais “Infra em 1 Minuto“. Nesta 6ª feira (25.abr.2025), Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre como a IA (Inteligência Artificial) pressiona e revoluciona o setor de energia.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 126º episódio, Pedro Rodrigues fala a respeito do relatório da Agência Internacional de Energia sobre Energia e IA. Segundo o sócio do CBIE, o documento tem estimativas “cruciais” para determinar o planejamento da indústria nesta década e nas seguintes.

O relatório informa que a demanda global por eletricidade em data centers deve mais que dobrar até 2030, atingindo 945 TeraWatts-hora. Um volume ligeiramente superior ao atual consumo elétrico anual do Japão.

Rodrigues afirma que esse crescimento explosivo deve pressionar os sistemas energéticos mundiais, ao mesmo tempo em que pode oferecer ferramentas revolucionárias para otimizar a produção e distribuição de energia. Enquanto um data center convencional consome de 10 a 25 MegaWatts, os centros especializados em IA ultrapassam a marca de 100 MegaWatts – capacidade suficiente para abastecer cerca de 100.000 residências.

“A IA está se revelando indispensável para a evolução do setor energético”, declara o sócio do CBIE. Ele também diz que para países como o Brasil, essa revolução apresenta oportunidades únicas. “Com uma matriz energética majoritariamente renovável e competências estabelecidas em tecnologia da informação, o Brasil está bem posicionado para se tornar um hub de data centers sustentáveis no Hemisfério Sul”.

 Assista (2min48s):

Infra em 1 minuto





Source link