Segundo órgão de defesa do consumidor, nomes de produtos não condiziam com sua receita; empresa pode recorrer
O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) autuou a Nestlé na 4ª feira (23.abr.2025), aplicando uma multa de aproximadamente R$ 13 milhões por publicidade enganosa em embalagens de produtos.
A fiscalização revelou que a empresa vendia produtos com nomes de ingredientes que não eram usados nas receitas, como as bolachas Nesfit nos sabores Aveia e Mel, Leite e Mel e Cookie Cacau, Aveia e Mel.
O “Nestlé creme de leite” também foi considerado enganoso, por induzir o consumidor ao erro. O produto é uma mistura de UHT (Ultra High Temperature) de creme de leite e soro de leite.
A Nestlé tem a opção de recorrer da multa definida pelo Procon-SP. Em nota, a empresa afirmou que vai apresentar sua defesa e que os produtos não são mais comercializados.
“Os biscoitos Nesfit Aveia e Mel, Nesfit Leite e Mel e Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a Mistura de Creme de Leite, que não é comercializada pela companhia desde 2023“, informou a nota.