Congresso em Foco

Congresso em Foco


O engenheiro Frederico de Siqueira Filho tomou posse na manhã desta quinta-feira (24) como novo ministro das Comunicações. A nomeação foi formalizada pelo presidente Lula em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, e representa uma aposta do governo em um perfil técnico com forte trânsito político para comandar uma das pastas estratégicas da Esplanada.

Lula empossou o novo ministro das Comunicações nesta quinta-feira

Lula empossou o novo ministro das Comunicações nesta quinta-feiraRicardo Stuckert/PR

A indicação de Frederico foi articulada pelo União Brasil e apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo ex-ministro Juscelino Filho e pelo líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA). A reunião decisiva ocorreu na tarde da quarta-feira (23), com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e selou o nome de consenso para evitar novas disputas políticas em torno do ministério.

Juscelino deixou o governo no começo de abril após ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria-Geral da República por desviar recursos de emenda parlamentar. Pedro Lucas foi convidado para assumir o cargo. Depois de aceitar o convite e pedir tempo para assumir, desistiu do posto em meio a pressões de seu partido.

Carreira no setor de telecomunicações

Com 26 anos de experiência no setor, Frederico Siqueira Filho é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco e também possui formação em administração de empresas pela PUC-Rio. Sua trajetória profissional é marcada por uma longa atuação na iniciativa privada, especialmente na operadora Oi, onde ingressou em 2002 como gerente de vendas empresariais.

Em 2008, migrou para a área de relações institucionais da empresa, assumindo em 2011 a diretoria da área para o Nordeste. A partir de 2018, chefiou a diretoria de vendas corporativas para as regiões Norte e Nordeste, liderando projetos de infraestrutura e segurança pública em parceria com governos estaduais como sistemas de vigilância em Pernambuco, redes de dados na Paraíba e soluções LTE para a segurança da Bahia.

Antes disso, na década de 1990, passou por empresas como Autelserv Serviços de Telecomunicações e Globaltalk, onde atuou nas áreas de engenharia e vendas.

Frederico assumiu a presidência da Telebras em maio de 2023, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações. Sua nomeação na época foi articulada pelo então ministro Juscelino Filho, com quem mantinha afinidade técnica e profissional.

Telebras

À frente da Telebras, Frederico reforçou sua imagem como gestor técnico, ao mesmo tempo em que cultivava boa interlocução política especialmente com parlamentares das regiões Norte e Nordeste, onde sua atuação executiva ganhou destaque.

Embora não tenha trajetória eleitoral nem filiação partidária destacada, Frederico é considerado um nome com forte trânsito no Congresso, sobretudo no centrão. Sua indicação ao ministério foi patrocinada por Davi Alcolumbre, figura de destaque na articulação entre o governo e o Parlamento.

A escolha de Frederico também atende ao desejo do Palácio do Planalto de garantir continuidade na gestão e interlocução fluente com o setor de telecomunicações, sem acirrar tensões políticas.



Source link