Ex-presidente foi notificado sobre início de processo penal relacionado à tentativa de golpe de Estado em 2022
Uma oficial de Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (23/4), para entregar pessoalmente uma intimação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação dá início formal do processo penal contra ele no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Veja as fotos
De acordo com o STF, a entrega da intimação havia sido programada para um momento considerado “adequado” devido ao estado de saúde de Bolsonaro, que está internado desde o dia 13 de abril. No entanto, a participação pública do ex-presidente em transmissões ao vivo nesta semana, uma entrevista por vídeo ao “SBT Brasil” na segunda-feira (21/4) e uma live na terça (22/4) com seus filhos e convidados, foi interpretada como indicativo de que ele estava em condições de ser notificado.
“A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, informou o Supremo, por meio de nota oficial.
A transmissão foi organizada por Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro para divulgar um novo modelo de capacete com grafeno, associado a uma marca da qual Jair e Flávio são sócios. Durante a live, o grupo também comentou as investigações em curso e criticou decisões do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito no STF.
Bolsonaro está internado para tratar complicações decorrentes da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018. Ele passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas, voltada a correções no trato intestinal.