Levantamento da plataforma de gestão Omie mostra que 51% dos pequenos e médios empresários esperam piora na economia, mas 84% deles projetam avanço no faturamento
Uma pesquisa da plataforma de gestão empresarial da Omie, realizada de 11 de fevereiro a 17 de março com 460 entrevistados, mostra um aumento do pessimismo de pequenos e médios empresários com a economia brasileira.
Cerca de 51% esperam uma piora no mercado a curto prazo. O número representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação à edição anterior do levantamento, de setembro de 2024, quando o índice era de 39%. As PMEs (Pequenas e Médias Empresas) expressaram preocupações com a elevação da taxa de juros e o aumento das pressões inflacionárias.
A despeito do pessimismo com a economia, os entrevistados se mostraram otimistas quanto aos próprios negócios: 84% deles esperam avanço no faturamento nos próximos 6 meses. O otimismo é sustentado pela perspectiva de crescimento do consumo doméstico.
Além disso, a sondagem trouxe expectativas positivas para o mercado de trabalho, com 40% dos respondentes esperando abrir novas vagas.
A pesquisa também mostrou que 52% relataram crescimento no faturamento nos meses recentes. Os custos e as despesas dos pequenos negócios foram um ponto de destaque, com 80% dos participantes indicando um aumento.