Adversário do Flamengo no Mundial ainda depende de decisão judicial

Adversário do Flamengo no Mundial ainda depende de decisão judicial


Costa-riquenhos do Alajuelense apresentaram defesa em audiência em Madri e aguardam definição sobre a vaga deixada pelo Club León

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) será o responsável por resolver uma das últimas indefinições do Mundial de Clubes de 2025. Nesta quarta-feira (23/4), a Liga Deportiva Alajuelense, da Costa Rica, compareceu à audiência marcada em Madri, na Espanha, e agora espera pela decisão que pode garantir sua participação no torneio.

A disputa pela vaga surgiu depois que o Club León, do México, foi declarado inelegível para a competição. O Alajuelense, que desde novembro de 2024 contesta a situação, apresentou ao tribunal documentos e testemunhos em favor de seu pleito. A contestação tem como base o regulamento da FIFA, que impede que clubes pertencentes ao mesmo grupo empresarial — no caso, León e Pachuca — disputem o mesmo campeonato internacional.

Veja as fotos

Reprodução

Reprodução

Taça do novo Mundial de Clubes (Divulgação)

Taça do novo Mundial de Clubes (Divulgação)

Reprodução/FIFA

Reprodução/FIFA


Em fevereiro deste ano, a equipe costarriquenha levou o caso formalmente ao TAS, depois de ter seu recurso rejeitado pela FIFA. O Código Disciplinar da entidade máxima do futebol abre essa possibilidade de revisão de decisões do Comitê de Apelações.

Enquanto a Alajuelense defende seu direito à vaga, León e Pachuca também atuam nos bastidores: ingressaram com três recursos paralelos que serão avaliados pelo TAS no dia 5 de maio. A batalha jurídica deve se estender pelas próximas semanas.

O secretário-geral da FIFA, Mattias Grafström, já se manifestou a favor da retirada do Club León da disputa, reforçando a necessidade de substituição. No entanto, a FIFA preferiu aguardar o pronunciamento do TAS antes de oficializar qualquer decisão. Em declaração recente, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou: “Aguardamos o desfecho no TAS e não descartamos a realização de um jogo de desempate entre Los Angeles FC e América do México”.

A Alajuelense, por sua vez, sustenta que a escolha do substituto deve seguir o ranking de clubes da FIFA, conforme previsto no regulamento específico do Mundial. “Pela regra, dois clubes do mesmo país só podem participar juntos se conquistarem torneios continentais”, explicou Leon Weinstok, advogado e dirigente da equipe.

Atualmente, o Alajuelense é o clube melhor posicionado da Concacaf fora dos Estados Unidos e do México, países que já têm seus representantes confirmados: Inter Miami e Seattle Sounders pelos americanos; Monterrey e Pachuca pelos mexicanos.

Se confirmado, o clube costarriquenho será adversário do Flamengo na fase de grupos e enfrentará o time brasileiro na última rodada desta etapa. A decisão do TAS deve sair nas próximas semanas, mas a definição completa sobre todos os recursos ligados ao caso está prevista apenas para maio.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link