Lula diz tentar “arrumar” reunião entre Boric e Xi Jinping

Lula diz tentar “arrumar” reunião entre Boric e Xi Jinping


Em evento de assinatura de atos bilaterais, o presidente também convidou o chileno para a cúpula dos Brics, em julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (22.abr.2025) que pode “tentar arrumar” uma reunião bilateral entre o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o presidente da China, Xi Jinping. A fala se deu durante cerimônia de assinatura de acordos de cooperação entre os países no Palácio do Planalto.

A ideia de Lula é utilizar as “amizades” do assessor-chefe da Presidência, Celso Amorim, para articular a reunião com o objetivo de “mostrar que um país não é grande pela sua extensão territorial, mas pelo dinamismo de sua política, da sua cultura e do seu povo”.

Lula também aconselhou que Boric participe da reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) realizada na China durante o mês de maio. No encontro, Lula tem uma reunião bilateral marcada com o líder chinês.

O petista também estendeu ao presidente chileno um convite para a cúpula do Brics, realizada no Brasil em julho deste ano.

Acordos assinados

Os chefes de Estado, acompanhados de seus respectivos ministros, assinaram 8 acordos bilaterais nesta 3ª feira. Trata-se de cooperações nas áreas de comércio exterior, segurança pública e justiça, coprodução audiovisual, agricultura familiar, intercâmbio de oficiais e inteligência artificial. Outros 5 atos de cooperação também foram assinados.





Source link