Em vida, Papa Francisco autorizou San Lorenzo a batizar estádio com seu nome

Em vida, Papa Francisco autorizou San Lorenzo a batizar estádio com seu nome


Presidente Marcelo Moretti revelou conversa em encontro no Vaticano em 2024; homenagem reforça laços históricos entre o clube e Jorge Bergoglio

O San Lorenzo poderá ter, em breve, um novo estádio batizado com o nome de seu torcedor mais ilustre: o Papa Francisco. O presidente do clube argentino, Marcelo Moretti, revelou nesta segunda-feira (21/4) que, em setembro de 2024, durante visita ao Vaticano, solicitou pessoalmente ao pontífice a autorização para que o novo estádio do time recebesse seu nome.

“Fui visitá-lo em setembro de 2024 como representante institucional. Nessa visita, levei muitos presentes do clube e pedi Sua autorização para que o novo estádio que vamos construir no bairro de Boedo levasse o nome de Papa Francisco. Sua resposta foi aceita e ele o fez com grande emoção”, relatou Moretti.

Veja as fotos

Reprodução: Instagram

Papa Francisco se recupera de pneumonia em casa, em Roma, na Itália. Ele recebeu alta em 23 de marçoReprodução: Instagram

Foto/Vaticano

Papa faleceu em decorrência de um AVCFoto/Vaticano

Reprodução Vatican News

Reprodução Vatican News


O anúncio foi feito no dia da morte de Jorge Mario Bergoglio, que faleceu aos 88 anos, às 2h35 no horário de Brasília (7h35 em Roma). O Vaticano confirmou que a causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca.

Durante a visita institucional em 2024, o Papa também deixou registrado seu apoio à homenagem de outra forma. “Ele autografou uma camisa simbólica do clube para nós, uma peça de roupa que guardamos em segurança. Quando o estádio for inaugurado, vou exibi-la no salão central para todos os torcedores do nosso time”, acrescentou Moretti.

A relação entre Jorge Mario Bergoglio e o San Lorenzo é antiga. Torcedor declarado desde a infância, o Papa cresceu no bairro de Flores, na cidade de Buenos Aires, onde o clube mantém sua sede. A ligação familiar também foi fundamental: seu pai, Mario Giuseppe, de origem italiana, jogou basquete pelo San Lorenzo e transmitiu o amor pelo clube ao filho.

Em 2013, após ser eleito Papa, a imprensa argentina revelou que Bergoglio possuía uma carteira de sócio do clube, entregue a ele em 2008, quando celebrou a missa em comemoração ao centenário do San Lorenzo. Em uma carta escrita após sua nomeação, Francisco recordou com carinho suas memórias no estádio. Ele afirmou que, aos 10 anos, não perdeu nenhum jogo da campanha do título argentino de 1946.

O papado de Francisco coincidiu com momentos históricos para o futebol argentino. Em 2014, o San Lorenzo conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América, levando o troféu até o Vaticano em audiência com o pontífice. Também sob seu papado, a seleção argentina quebrou o jejum de títulos iniciado em 1993, acumulando conquistas continentais e mundiais.

O Papa Francisco, que recentemente enfrentava problemas respiratórios e havia passado 38 dias internado por pneumonia nos dois pulmões, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme desejo registrado em vida.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link