Papa Francisco deixa testamento com desejo de sepultura simples

Papa Francisco deixa testamento com desejo de sepultura simples


Documento escrito em 2022 revela detalhes sobre o local onde o pontífice quer repousar após a morte

O Vaticano divulgou na tarde desta segunda-feira (21/4) o conteúdo do testamento do Papa Francisco. Redigido em junho de 2022, no Domus Sanctae Marthae, residência papal dentro da Cidade do Vaticano, o documento se concentra exclusivamente no desejo do pontífice em relação ao local de sua sepultura.

O texto abre com a invocação “Em nome da Santíssima Trindade. Amém.” e demonstra a consciência do Papa sobre a proximidade do fim de sua vida terrena. O conteúdo revela que Francisco deseja ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, um dos mais antigos santuários marianos de Roma e local de devoção pessoal constante do papa ao longo de seu pontificado.

Veja as fotos

Foto/Vaticano

Papa faleceu em decorrência de um AVCFoto/Vaticano

Foto: Yara Nardi/Reuters

Foto: Yara Nardi/Reuters

Reprodução

Papa FranciscoReprodução

Reprodução Instagram

Papa Francisco se recupera de pneumonia em casa, em Roma, na Itália. Ele recebeu alta em 23 de marçoReprodução Instagram

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images


Segundo o testamento, o desejo é que os restos mortais do papa Francisco sejam colocados em um túmulo de terra simples, sem ornamentações e com a única inscrição: Franciscus. O local indicado por ele se encontra entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, corredor lateral da basílica. A preparação do túmulo será financiada por uma doação previamente organizada por Francisco, com orientações repassadas a Monsenhor Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo da Basílica de Santa Maria Maior.

Francisco também dedicou as últimas linhas do testamento para agradecer aos que o amaram e rezam por ele, afirmando que ofereceu os sofrimentos da fase final de sua vida “pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.

O testamento está disponível na íntegra, em várias línguas, no site oficial do Vaticano.

 



Source link