Portuguesa e Boavista exibiram partida no YouTube; entidade disse negociar para a aquisição dos direitos de exibição
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) proibiu no sábado (19.abr.2025) os 64 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série D de fazer transmissões próprias dos jogos. Apesar da determinação, alguns clubes que participam da Série D descumpriram a medida.
Boavista e Portuguesa transmitiram a partida pelo canal oficial das duas equipes no YouTube. No sábado (19.abr), horas antes de a competição iniciar, a entidade encaminhou ofício às federações e às equipes reforçando estar em “negociações avançadas” com empresas que têm interesse em exibir as partidas. Eis a íntegra (PDF – 75 kB) do documento.
“Como é do conhecimento dos clubes e das respectivas federações participantes da competição, como regra geral, a CBF concede aos detentores o direito exclusivo de exibição das partidas de suas competições, tendo a CBF assumido o compromisso de garantir a exclusividade aos futuros detentores desde o início da competição”, disse a confederação.
A decisão da CBF irritou alguns clubes, como o Maricá (RJ), que emitiu uma nota oficial no Instagram. Eis um trecho:
“Recebemos às 12h20 deste sábado, 19 de abril, um ofício da CBF informando que os clubes estão impedidos de transmitir as partidas da Série D, inclusive pelos próprios canais oficiais.
“Até então, a transmissão do jogo entre Maricá e Rio Branco estava autorizada e toda a nossa equipe já se encontrava no local preparando a estrutura necessária para levar a partida até vocês.
“Infelizmente, por decisão da entidade, a transmissão está cancelada.”