A chef Tanea Romão, conhecida nacionalmente após participar da terceira temporada do programa “Pesadelo na Cozinha”, da Band, morreu no último sábado, 19 de abril, aos 58 anos.
A informação, divulgada pela premiação “Prazeres da Mesa”, repercutida pela própria emissor, chocou os fãs. De acordo com o anúncio, Tanea deu entrada no hospital com cetoacidose diabética, uma complicação grave do diabetes, mas não resistiu.
Pesadelo na cozinha tem casamento salvo pela comida. Entenda!
“Ela foi internada com cetoacidose diabética e não resistiu”, comunicou a publicação. O corpo permanece na região amazônica, onde a chef morava, mas será trasladado para São Paulo, onde acontecerá o velório.
Tanea Romão participou do reality culinário comandado por Erick Jacquin em 2021, quando apresentou ao público o restaurante Kitanda, mais tarde rebatizado como Casa da Tanea.
O empreendimento, porém, não suportou os impactos da pandemia e fechou as portas em 2023. Desde então, a chef trabalhava como merendeira em uma creche, mantendo-se próxima da alimentação infantil e das raízes da cozinha brasileira.
Tanea: De cozinheira premiada a pesquisadora da culinária indígena
Natural do bairro da Vila Romana, em São Paulo, Tanea era uma chef que se definia pela simplicidade e profundidade no trato com os ingredientes. No sul de Minas Gerais, ela lançou uma linha de geleias e conservas artesanais com sabores únicos, como geleia de café, de especiarias e de frutas pouco conhecidas, incluindo PANCs e tomate de árvore.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Em 2009, ela abriu o restaurante Kitanda Brasil, que servia pratos típicos em formato de menu degustação — uma proposta inovadora que lhe rendeu reconhecimento e prêmios, incluindo a inclusão entre os 50 melhores restaurantes do Brasil. O sucesso foi tanto que levou o Kitanda para Tiradentes e, posteriormente, de volta ao seu bairro natal, em São Paulo. “Nos ares, no acolhimento e nas receitas, que podiam ser um frango com quiabo ou um espaguete com rabada, sem jamais deixar de ter um belíssimo arroz com feijão e uma farofa com a melhor farinha disponível no dia”, descreveu uma das homenagens.
Mesmo com os desafios, a chef nunca deixou de estudar e valorizar a culinária brasileira. Em 2023, mudou-se para São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, considerada a cidade mais indígena do país. Lá, Tanea aprofundou suas pesquisas sobre ingredientes nativos e tradições alimentares da região. Planejava, inclusive, retornar a São Paulo para colaborar com a chef Janaína Torres no novo complexo gastronômico À Brasileia.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
A perda de Tanea Romão comoveu o mundo da gastronomia. Assim sendo, deixou um legado de afeto, autenticidade e compromisso com a valorização da cultura alimentar brasileira.