Zelensky propõe estender cessar-fogo com Rússia por mais 30 dias

Zelensky propõe estender cessar-fogo com Rússia por mais 30 dias


Trégua de Páscoa anunciada por Putin no sábado (19.abr) termina neste domingo (20.abr); Rússia diz que não haverá prorrogação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs neste domingo (20.abr.2025) que o cessar-fogo anunciado pela Rússia no sábado (19.abr) seja estendido por mais 30 dias.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), Zelensky afirmou que a prorrogação seja para ataques a infraestruturas civis. Segundo ele, a oferta ainda não recebeu resposta de Moscou.

Se a Rússia não concordar com esta medida, será uma prova de que pretende continuar fazendo apenas coisas que destroem vidas humanas e prolongam a guerra”, escreveu o presidente ucraniano.

Mais cedo, neste domingo (20.abr), o porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou à agência Tass —estatal russa— que o presidente Vladimir Putin não estenderá o cessar-fogo anunciado para o feriado da Páscoa neste sábado (19.abr.2025).

Não houve outras ordens”, disse Peskov a um repórter da Tass. A trégua, iniciada às 12h do sábado (19.abr.2025, pelo horário de Brasília), se encerrará às 18h deste domingo (21.abr).

O cessar-fogo tem duração de 30 horas e foi anunciado pelo chefe do Kremlin durante reunião com o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov. “Por meio deste, ordeno a cessação de todas as operações militares durante este período. Presumimos que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo”, declarou Putin ao anunciar a medida.

ZELENSKY DIZ QUE ATAQUES CONTINUARAM

Apesar do anúncio, Zelensky, afirmou em post no X, que pouco antes do anúncio, “alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia”. Classificou a trégua como “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”.

Segundo ele, “às 17h15 [horário local; às 11h15 pelo horário de Brasília], drones de ataque russos foram detectados” no país. “Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, escreveu.

Zelensky também informou que as forças ucranianas continuaram suas atividades na região de Kursk no sábado (19.abr), mantendo suas posições —o que indica que as operações militares de ambos os lados seguem em andamento. “Na região de Belgorod, nossos guerreiros avançaram e expandiram nossa zona de controle”, disse.

CESSAR-FOGO PERMANENTE

A Ucrânia e a Rússia tentam negociar um cessar-fogo permanente sob a intermediação do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). No entanto, as discussões não estão avançando no ritmo desejado pela Casa Branca.

Na 6ª feira (18.abr), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Trump abandonará os esforços para a trégua se não houver um acordo nas próximas semanas.

Temos outras prioridades para focar também”, disse Rubio em Paris (França) depois de uma reunião sobre o conflito com líderes franceses e ucranianos.





Source link