EUA e Irã vão indicar especialistas para construir acordo nuclear

EUA e Irã vão indicar especialistas para construir acordo nuclear


Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, e Steve Witkoff, enviado dos EUA para o Oriente Médio, conversaram neste sábado

O Irã e os Estados Unidos concordaram neste sábado (19.abr.2025) em indicar especialistas para a elaboração de um acordo nuclear. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, segundo informou a agência de notícias Reuters.

Araghchi, reuniu-se com Steve Witkoff, enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Oriente Médio. A conversa, realizada em Roma, na Itália, durou mais de 4 horas.

Apesar de algumas autoridades iranianas terem especulado sobre uma possível suspensão de sanções em breve, Teerã tem buscado moderar as expectativas de um acordo rápido.

A maior autoridade do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse não estar “nem excessivamente otimista nem pessimista”.

Trump disse o seguinte a jornalistas na 6ª feira (18.abr): “Sou a favor de impedir que o Irã, muito simplesmente, tenha uma arma nuclear. Eles não podem ter uma arma nuclear. Quero que o Irã seja grandioso, próspero e fantástico”.

O presidente norte-americano, que abandonou o pacto nuclear de 2015 entre o Irã e 6 potências durante seu 1º mandato, em 2018, e reimplementou sanções severas a Teerã, intensificou sua campanha de “máxima pressão” sobre o Irã desde que retornou à Casa Branca, em janeiro.

Washington quer que o Irã interrompa a produção de urânio enriquecido, por considerar que destina-se à construção de uma bomba atômica. Teerã, que sempre afirmou que seu programa nuclear é pacífico, diz estar disposta a negociar algumas restrições em troca da suspensão das sanções, mas exige certificações de que Washington não voltará atrás, como em 2018.

Desde 2019, o Irã violou e ultrapassou significativamente os limites do acordo de 2015 em relação ao enriquecimento de urânio, produzindo estoques muito acima do que o Ocidente considera necessário para um programa de energia civil.

Um alto funcionário iraniano, sob condição de anonimato, listou à agência Reuters, as linhas vermelhas do Irã:


Leia mais:





Source link