O procedimento cirúrgico foi realizado para tratar uma suboclusão intestinal e reconstruir a parede abdominal, consequências de aderências formadas após intervenções anteriores, reflexo da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018
Sete dias após realizar cirurgia abdominal de 12 horas, Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Neste domingo (20/4), o ex-presidente usou as redes sociais para atualizar os seguidores sobre seu atual estado de saúde.
O procedimento cirúrgico foi realizado para tratar uma suboclusão intestinal e reconstruir a parede abdominal, consequências de aderências formadas após intervenções anteriores, reflexo da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
Veja as fotos
De acordo com boletim médico divulgado neste domingo (20/4), Bolsonaro apresenta “pressão controlada” e “boa evolução clínica”. Ainda não há previsão de alta, e o ex-presidente segue sob cuidados intensivos, sem receber visitas e com recomendação de repouso absoluto.
Na manhã deste domingo, Bolsonaro publicou uma carta aberta em suas redes sociais, relatando seu quadro clínico e agradecendo pelo apoio recebido. No texto, ele afirma:
“Sigo internado na UTI do Hospital DF Star, ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos.”
O ex-presidente também mencionou que permanece sem alimentação oral, sendo alimentado por nutrição venosa, e tem intensificado o processo de reabilitação com sessões diárias de fisioterapia:
“Por enquanto, ainda sigo sem alimentação oral, recebendo nutrição por via venosa, e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI.”
Na mesma publicação, Bolsonaro compartilhou uma foto em que aparece sem bandagens no tórax, exibindo a cicatriz da cirurgia. Ele também detalhou os cuidados recentes:
“Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen.”
Finalizando a carta, Bolsonaro agradeceu as mensagens de carinho e orações que tem recebido:
“Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio. Elas fazem diferença.”