Médico detalha como o tempo longe dos gramados e o desequilíbrio muscular aumentaram o risco de contusão no atacante
Neymar voltou a ser preocupação com lesões no futebol brasileiro. Durante a partida contra o Atlético-MG, na última quarta-feira (16/4), pelo Campeonato Brasileiro, o atacante sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser substituído aos 34 minutos do primeiro tempo, na ocasião, o camisa 10 saiu chorando de campo. Exames realizados após o jogo confirmaram uma nova lesão muscular no atleta.
O portal Leo Dias procurou um especialista para entender o momento do craque. O médico Ricardo Soares, ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, explicou o que pode ter levado Neymar a sofrer mais esse problema físico.
Veja as fotos
De acordo com o médico, o histórico recente do jogador, que passou meses afastado por uma grave lesão no joelho (rompimento do ligamento cruzado anterior), aumentou o risco de novas contusões. “Quando o atleta fica muito tempo parado, é comum haver um desequilíbrio entre os músculos da coxa. Isso deixa a região mais vulnerável, especialmente em situações de esforço intenso ou movimentos bruscos”, explicou.
Após tratar o edema (inchaço), que sentiu no duelo contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão, Neymar ficou um período fazendo fortalecimento muscular, justamente para evitar novos problemas. Foram 42 dias entre a substituição contra o Bragantino e o retorno contra o Fluminense, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo.
Sobre o tipo da lesão, Dr. Ricardo comentou que existem três graus de gravidade para lesões musculares. Fontes próximas ao jogador indicaram que Neymar sofreu uma lesão de grau 2, que é uma ruptura parcial do músculo, no caso séria um simples estiramento, mas sem necessidade de cirurgia.
Para esse tipo de lesão, o tempo de recuperação normalmente varia entre três e seis semanas. No entanto, segundo o especialista, a volta aos gramados depende muito mais da evolução dos sintomas do que apenas dos resultados dos exames. “Se o atleta sente dor ou desconforto, mesmo que a imagem mostre cicatrização, ele não deve voltar a jogar”, alertou.
“No caso do Neymar, o longo tempo de recuperação da lesão no joelho acabou gerando um desequilíbrio muscular, deixando a coxa mais vulnerável a novas lesões”, finalizou.
A situação é mais um desafio para Neymar, que vinha tentando retomar a melhor forma física após a grave lesão. Ainda não há uma previsão oficial para o retorno aos treinamentos. O Santos deve informar nos próximos dias uma previsão de retorno do melhor camisa 10 do futebol brasileiro na atualidade.
Minutagem de Neymar no Santos
Paulistão 2025
- Santos x Botafogo-SP: 45 minutos
- Novorizontino x Santos: 75 minutos
- Corinthians x Santos: 68 minutos
- Santos x Água Santa: 85 minutos
- Santos x Noroeste: 69 minutos
- Inter de Limeira x Santos: 90 minutos
- Santos x Red Bull Bragantino: 76 minutos (Lesão)
Brasileirão 2025
- Fluminense x Santos: 45 minutos (Retorno após 42 dias)
- Santos x Atlético-MG: 34 minutos (Lesionado).
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias