Gracyanne Barbosa enfrenta uma nova controvérsia fora do BBB 25. Um cartaz exposto na Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nega que a musa fitness tenha estudado ou se formado em Direito pela instituição, contrariando declarações feitas por ela em diversas entrevistas.
De volta à rotina, Gracyanne ensina receita de hambúrguer fitness
O aviso, assinado pelo Núcleo de Documentação e Memória Arquivística da universidade, foi colocado na secretaria do curso, próximo ao gabinete da direção, e recebeu o título chamativo: “FATO OU FAKE”.
“É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira) modelo de fisiculturismo, personalidade de televisão, empresária e ex-dançarina foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Sem registro no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica)”, informa o texto.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A universidade ainda reforça: “Sem pasta discente no arquivo: sem registro nos diários de aulas (consultados: 1999 – 2010). FAKE”. A instituição alega que realizou uma busca detalhada nos documentos oficiais e não encontrou nenhuma evidência da passagem da ex-BBB por seus quadros acadêmicos.

Declarações de Gracyanne e homenagem contradizem UFRJ
Durante o BBB 25, Gracyanne afirmou ter ingressado na FND em 2002 e se formado em 2006. “E eu passei em primeiro lugar. Tinha até uma foto minha lá. Eles fazem camiseta, eu já fui lá visitar. Bem maneiro mesmo, tenho muito orgulho”, disse a ex-dançarina ao relembrar a conquista.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
A suposta trajetória acadêmica consta até mesmo em sua página na Wikipédia e já foi mencionada em outras entrevistas ao longo dos anos. Gracyanne também afirmou ter deixado o Mato Grosso do Sul para cursar Direito no Rio de Janeiro, afirmando que a vitória no vestibular foi um marco pessoal.
A polêmica ganha ainda mais força por conta de uma homenagem prestada a ela em 2018. Alunos do curso de Direito da UFRJ estamparam o rosto da musa em camisas do centro acadêmico, chamando-a de “Ilustríssima”, ao lado de ex-alunos como Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Jorge Amado.
A assessoria de Gracyanne Barbosa não se manifestou até o momento.