Intitulado ‘Sinpatinhas’, decreto assinado pelo presidente cria ferramenta para registrar cães e gatos no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos

O presidente Lula assina nesta quinta-feira (17) um decreto que institui o programa “Simpatinhas”, uma nova iniciativa do governo federal destinada a criar um registro nacional para animais de estimação, especificamente cães e gatos. A cerimônia de lançamento ocorre às 9h00 na área externa do Palácio do Planalto e contará com a presença de diversos pets, simbolizando a importância do projeto para os tutores de animais em todo o país. O objetivo principal do programa é facilitar a localização de animais desaparecidos por meio de um cadastro nacional, que poderá incluir a microchipagem dos pets. Além disso, os tutores cadastrados terão acesso a informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e cuidados gerais para seus animais.
A importância do programa ganha força uma vez que estima-se que o Brasil possua a terceira maior população pets do mundo. No país, cerca de 150 a 160 milhões de animais de estimação fazem parte das famílias brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os cães são a maioria dos pets no país: cerca de 60 milhões. Em segundo lugar aparecem as aves (40 milhões); em terceiro, os gatos (30 milhões); e, em quarto, os peixes ornamentais (20 milhões).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Nesse sentido, a agenda do presidente Lula em Brasília está movimentada, mesmo com o ponto facultativo no Distrito Federal devido ao aniversário de 65 anos da capital, que será comemorado na próxima segunda-feira.
*Com informações de Luciana Verdolin
*Reportagem produzida com auxílio de IA