Lula lança programa que amplia cuidados para animais de estimação

Lula lança programa que amplia cuidados para animais de estimação


Intitulado ‘Sinpatinhas’, decreto assinado pelo presidente cria ferramenta para registrar cães e gatos no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos

Reprodução Lula publica fotos das cachorrinhas Resistência e Paris para celebrar Dia Nacional dos Animais
O objetivo principal do programa é facilitar a localização de animais desaparecidos

O presidente Lula assina nesta quinta-feira (17) um decreto que institui o programa “Simpatinhas”, uma nova iniciativa do governo federal destinada a criar um registro nacional para animais de estimação, especificamente cães e gatos. A cerimônia de lançamento ocorre às 9h00 na área externa do Palácio do Planalto e contará com a presença de diversos pets, simbolizando a importância do projeto para os tutores de animais em todo o país. O objetivo principal do programa é facilitar a localização de animais desaparecidos por meio de um cadastro nacional, que poderá incluir a microchipagem dos pets. Além disso, os tutores cadastrados terão acesso a informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e cuidados gerais para seus animais.

A importância do programa ganha força uma vez que estima-se que o Brasil possua a terceira maior população pets do mundo. No país, cerca de 150 a 160 milhões de animais de estimação fazem parte das famílias brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os cães são a maioria dos pets no país: cerca de 60 milhões. Em segundo lugar aparecem as aves (40 milhões); em terceiro, os gatos (30 milhões); e, em quarto, os peixes ornamentais (20 milhões).

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Nesse sentido, a agenda do presidente Lula em Brasília está movimentada, mesmo com o ponto facultativo no Distrito Federal devido ao aniversário de 65 anos da capital, que será comemorado na próxima segunda-feira.

*Com informações de Luciana Verdolin 

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link