Diretor e ex-número 2 da Abin prestam depoimento à PF nesta quinta

Diretor e ex-número 2 da Abin prestam depoimento à PF nesta quinta


Luiz Fernando Corrêa e Alessandro Moretti estão envolvidos em uma investigação sobre um esquema de espionagem ilegal, conhecido como ‘Abin Paralela’, que teria ocorrido durante o governo de Bolsonaro

Antonio Cruz/Agência BrasilFachada da Abin
Os depoimentos estão programados para a parte da tarde

Nesta quinta-feira (17), em Brasília, a Polícia Federal ouvirá o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, e o ex-diretor adjunto, Alessandro Moretti. Ambos estão envolvidos em uma investigação sobre um esquema de espionagem ilegal, conhecido como “Abin Paralela”, que teria ocorrido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os depoimentos estão programados para a parte da tarde, com os dois sendo ouvidos simultaneamente, mas em salas separadas, para evitar a combinação de versões. Correa e Moretti são alvos de investigação por suspeitas de obstrução das investigações relacionadas à espionagem ilegal.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Apesar de não terem atuado diretamente na gestão de Bolsonaro, eles são acusados de dificultar o acesso da Polícia Federal a dados cruciais e de pressionar a corregedoria da Abin para abafar as apurações. Essas ações resultaram na demissão de Moretti há alguns dias. Além disso, há alegações de que agentes da Abin teriam invadido o sistema do governo paraguaio em busca de informações sobre a usina de Itaipu, um ponto que também está sob investigação. Os depoimentos de Corrêa e Moretti são considerados fundamentais para o fechamento do inquérito, que a Polícia Federal pretende concluir até o final do mês. Após a coleta dessas informações, a expectativa é que um relatório com os indiciados seja entregue. A investigação visa esclarecer as ações da “Abin Paralela” e suas repercussões, tanto no Brasil quanto em relação ao governo paraguaio.





Source link