Gonzalo Pérez Jácome associou desempenho da equipe à presença de atletas negros e gerou indignação nas redes
O prefeito da cidade de Ourense, no norte da Espanha, Gonzalo Pérez Jácome, publicou um comentário de cunho racista nas redes sociais após a eliminação do Real Madrid nas quartas de final da Champions League. A declaração foi feita na quarta-feira (16/4), momentos depois da derrota para o Arsenal.
“Que o Real Madrid tenha pensado que, pelo fato de contratar muitos jogadores negros isso marcaria uma diferença física nas partidas, é não ter nem ideia de futebol e nem de atletismo”, escreveu o político. A fala repercutiu amplamente e foi criticada pelo seu teor discriminatório, ao reduzir a análise dos jogadores de pele escura do Real Madrid apenas a atributos físicos, ignorando aspectos técnicos e esportivos.
Veja as fotos
A publicação feita no X (antigo Twitter) rapidamente ganhou grande alcance, com mais de mil repostagens e cerca de cinco mil curtidas em poucas horas.
O contexto da declaração se deu após o Real Madrid ser derrotado pelo Arsenal por 2 a 1 no Estádio Santiago Bernabéu, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Na partida de ida, em Londres, o time espanhol já havia sido superado por 3 a 0.
O único gol marcado pelo Real Madrid no confronto foi anotado por Vinicius Júnior, atacante brasileiro, ainda no jogo de volta.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias