Neymar voltou a disputar uma partida do Campeonato Brasileiro após 12 anos longe da competição. O reencontro com o torneio nacional aconteceu no domingo, 13 de abril, quando o camisa 10 do Santos entrou em campo na segunda etapa da vitória do Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, pela terceira rodada da competição.
O craque, que iniciou o confronto no banco de reservas, foi acionado pelo técnico Pedro Caixinha no intervalo e substituiu Thaciano. Ao pisar no gramado, o atacante foi recebido com vaias e xingamentos vindos da torcida tricolor. A recepção hostil marcou o retorno do astro ao principal campeonato do país.
O clima esquentou ainda mais aos 15 minutos do segundo tempo. Neymar recebeu um cartão amarelo após atingir o rosto de Samuel Xavier com o braço. O lateral do Fluminense agarrou o santista, que, irritado com a ausência de marcação de falta, reagiu com veemência. Assim sendo, o camisa 10 do Peixe elevou o braço acima do normal e acabou punido com o cartão. Em seguida, Neymar partiu em direção ao adversário para tirar satisfação.
Mesmo com apenas 45 minutos em campo, o camisa 10 se destacou. Ele foi o jogador mais caçado da partida, sofrendo inúmeras faltas. Com apenas cinco minutos de jogo na etapa final, dois atletas do Fluminense já haviam recebido cartão amarelo por entradas duras no atacante.
Neymar tem atuação limitada e única finalização do Santos
O desempenho coletivo do Santos seguiu abaixo do esperado. O time paulista teve dificuldades em criar lances ofensivos. A única finalização da equipe na direção do gol partiu justamente de Neymar, aos 24 minutos. Após passe de Soteldo, o camisa 10 cortou para a perna esquerda e finalizou com pouca força, facilitando a defesa de Fábio.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Apesar de não ter balançado as redes, o retorno de Neymar influenciou o ritmo da partida e concentrou as atenções no segundo tempo. O atacante, de 33 anos, mostrou disposição e movimentação, mas ainda busca o ritmo ideal após longo período afastado por lesão.