A grife italiana Versace agora pertence ao Grupo Prada. A gigante do luxo anunciou a compra da marca nesta semana, em uma transação avaliada em 1,25 bilhão de euros, o equivalente a aproximadamente US$ 1,4 bilhão.
O anúncio oficial destacou que o valor ainda pode sofrer ajustes no fechamento do contrato, previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.
A aquisição marca, desse modo, uma das maiores movimentações no setor de moda de luxo dos últimos anos. Em comunicado, o Grupo Prada justificou a operação ao afirmar que a “estética altamente reconhecível da Versace… constitui uma adição fortemente complementar” ao seu portfólio, que já reúne as marcas Prada e Miu Miu.
A empresa italiana também apontou que a Versace, com sede em Milão, possui “um potencial de crescimento significativo ainda não explorado”.
A Prada garantiu que a Versace continuará fiel à sua essência. “A Versace manterá seu DNA criativo e autenticidade cultural, ao mesmo tempo em que se beneficiará de toda a força da ampla plataforma consolidada do Grupo, incluindo capacidades industriais, execução no varejo e expertise operacional”, afirmou a empresa na nota oficial.
Fundada em 1978 por Gianni Versace, a casa de moda foi adquirida pela Capri Holdings em 2018 por US$ 2 bilhões. Desse modo, o grupo norte-americano também controla as marcas Michael Kors e Jimmy Choo. Apesar do valor maior pago há seis anos, a Versace enfrentou obstáculos para se reposicionar em meio à ascensão do chamado “luxo silencioso”, que tem dominado o mercado de alta costura.
Novo diretor criativo e papel simbólico para Donatella
Em março deste ano, a Capri Holdings promoveu mudanças estratégicas e nomeou Dario Vitale como novo diretor criativo da Versace. O estilista, oriundo da Miu Miu — marca jovem da própria Prada —, substitui Donatella Versace. Ela, aliás, estava à frente da criação desde o assassinato de seu irmão Gianni, em 1997.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Donatella, no entanto, não se afastará totalmente da marca. Ela assumirá o posto de embaixadora-chefe durante o processo de reestruturação. Para analistas do setor, essa nomeação simboliza uma transição já planejada. “A movimentação é vista como parte da estratégia que preparava a Versace para ser integrada ao Grupo Prada”, indicam fontes próximas ao mercado.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
Miuccia Prada, que divide o comando criativo do grupo familiar, já havia demonstrado interesse na negociação durante a última Semana de Moda de Milão, em fevereiro.