Ex-presidente afirmou que atritos podem causar uma “instabilidade” para o país, mas acredita que o governo pode se recuperar
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou neste sábado (12.abr.2025) que percebe muita “divergência interna” entre os membros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Temer declarou que a gestão petista também enfrenta “dificuldade” no plano econômico.
“Vejo uma certa dificuldade no plano econômico, sem embargo dos esforços do ministro Haddad, e eu vejo que há muita divergência interna no governo e isso não é útil”, disse Temer durante o Brazil Conference, evento realizado por brasileiros na Universidade Harvard, nos EUA.
De acordo com o ex-presidente, esses problemas podem causar uma “instabilidade” no país, já que passa uma sensação de insegurança à população.
“Acho que nesse momento o que há é isso. Seja em função do partido, seja em função do ministério, há muita divergência. Isso causa uma certa instabilidade porque o povo, nós que estamos olhando, queremos segurança e a segurança percorre dos exemplos que o governo dá”, afirmou Temer.
Apesar da crítica, o ex-presidente acredita que é possível o governo se recuperar e tem “absoluta convicção” que, até o fim do mandato, o governo e a economia “prevalecerão”.
Congresso Nacional
Temer presidiu a Câmara dos Deputados por três mandatos (1997-1999, 1999-2001 e 2009-2010). Ao ser questionado sobre conselhos ao novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), respondeu: “Que exerça o papel que a Constituição lhe entrega”.
O ex-chefe do executivo afirmou que conhece “bem” o Motta e disse que é um político “jovem mas muito competente”.
“O Hugo Motta eu conheço bem. Ele foi deputado ao tempo que eu fui deputado, vice-presidente. Ele é jovem mas muito competente, certamente vai fazer um belíssimo papel lá, como fará o presidente do Senado, [David] Alcolumbre”, disse Temer.
Por fim, afirmou que tem “absoluta convicção” que os 2 presidentes do Congresso vão “cumprir rigorosamente os termos constitucionais”.
Assista ao vivo:
Brasil para brasileiros
A Brazil Conference é uma reunião de autoridades, empresários, artistas e influencers brasileiros que viajam até Boston, nos Estados Unidos, para falar em Harvard, universidade que fica na cidade de Cambridge –conurbada a Boston e sede da instituição de ensino.
O evento é promovido anualmente desde 2015 por estudantes brasileiros da região de Boston (não apenas os que estudam em Harvard), local conhecido por receber há décadas imigrantes latinos, muitos do Brasil.
Apesar de ser numa cidade norte-americana, a maioria dos painéis é com brasileiros falando em português no palco e plateia composta majoritariamente também por pessoas do Brasil, como se fosse numa conferência realizada em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
Os palestrantes do evento publicam quase sempre fotos e vídeos em suas redes sociais, dizendo estarem em Harvard –o que é verdade. Mas trata-se de um encontro de impacto pequeno nos Estados Unidos e repercussão quase nula na mídia norte-americana.