No próximo dia 26, a TV Globo celebra seu aniversário de 60 anos e dispara, a partir do dia 24, toda uma programação especial. Tudo começa com o Vídeo Show, em uma edição especial, logo depois de Vale Tudo, promovendo o reencontro de alguns de seus apresentadores e revisitando quadros famosos, como “Falha Nossa” e “Túnel do Tempo”.
O Globo Repórter, dia 25, vai viajar no tempo, apresentando histórias de bastidores e desafios que “moldaram a TV ao longo desse período”.
O programa ainda terá participações especiais, como a de Paulo Vieira em um tour pelos Estúdios Globo e a de nomes do Jornalismo, em uma conversa sobre emoção.
Além da programação festiva, também será destacado o seu Lado Social, como desejo de sempre colocar em discussão assuntos relevantes, entre os principais, o projeto “Falas”, lançado em 2020 e que provoca reflexões sobre as principais efemérides sociais do ano, além de quadros no “Fantástico”, como Mulheres Fantásticas, Isso Tem Nome e Negritudes.
E não para por aí: mais de 900 cenas em novelas, séries e programas são sobre temas sociais.
A Globo cede ainda 1 bilhão de reais em mídia por ano para campanhas próprias e de parceiros, que sensibilizam e mobilizam para causas sociais.
Em 2024, bom recordar, teve todas suas novelas protagonizadas por mulheres negras: Beatriz (Duda Santos) em “Garota do momento”, Madalena (Jéssica Ellen) em “Volta por cima”, e Viola (Gabz) em “Mania de Você”. Um passo significativo para a representatividade.