Ministério da Saúde rebate Jojo Todynho após críticas ao SUS

Ministério da Saúde rebate Jojo Todynho após críticas ao SUS



Jojo Todynho virou assunto nas redes sociais na última semana ao criticar quem defende o Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo tendo acesso à rede privada. A fala, publicada em seu perfil no Instagram, onde acumula mais de 30 milhões de seguidores, repercutiu negativamente e mobilizou famosos, internautas e até o Ministério da Saúde.

No vídeo, a cantora, apresentadora e influenciadora de 28 anos disparou: “A hipocrisia dos que defendem o SUS, mas não usam”. A declaração gerou reações imediatas. Cezar Black, ex-BBB e enfermeiro, se posicionou contra as falas da artista. Já a apresentadora Cariúcha foi ainda mais direta e criticou Jojo com veemência: “Se não fosse o SUS, o Brasil já tinha acabado!”.

Jojo Todynho fala sobre tiroteio próximo à sua casa no Rio

Em resposta à polêmica, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha rebatendo ponto a ponto as falas da cantora e usou o bom humor para atrair atenção. Com um trocadilho direto, o post oficial dizia: “Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS.” A publicação ainda aproveitou os bordões populares de Jojo e Cariúcha para ilustrar o debate.

O conteúdo destacou que, ao contrário do que disse a artista, pesquisas mostram que quem mais utiliza o SUS costuma ser também quem mais o valoriza. A pasta também lembrou que, mesmo quem tem plano de saúde, em algum momento, acaba usando serviços oferecidos pelo SUS.

Jojo Todynho provoca Cariúcha: ‘Se é bom, por que tem plano?’

Exemplos do dia a dia mostram a presença do SUS

A cartilha apresentou diversas situações cotidianas para mostrar a amplitude do sistema público de saúde:

  • Chamou uma ambulância do SAMU? Isso é SUS.
  • Tomou vacina? É SUS também.
  • Doou ou recebeu sangue ou órgãos? Está dentro da estrutura do SUS.
  • Comprou comida ou medicamento? A Anvisa, que regula tudo isso, integra o SUS.
  • Até a água potável que chega em casa passa por fiscalização do SUS.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Modelo brasileiro inspira até outros países

A publicação terminou lembrando que o SUS é gratuito, universal e inspira modelos de saúde no mundo. O texto citou o Reino Unido, que estuda implementar estratégias semelhantes à brasileira, como a atuação de agentes comunitários de saúde, base da Estratégia de Saúde da Família.

Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai

Apesar da repercussão negativa da fala de Jojo Todynho, o episódio acabou reforçando a importância do SUS e mobilizando influenciadores e o público na defesa do sistema. A reação do Ministério da Saúde foi elogiada por seu tom bem-humorado e informativo, conseguindo reverter a crítica em oportunidade de conscientização.





Source link