O que se sabe sobre o desabamento da casa noturna que deixou mais de 220 mortos na República Dominicana?

O que se sabe sobre o desabamento da casa noturna que deixou mais de 220 mortos na República Dominicana?


Teto do clube Jet Set desabou na madrugada de terça-feira (8) durante uma apresentação do cantor Rubby Pérez

MARTIN BERNETTI / AFPtetos de boate desaba na republica dominicana
Vista aérea mostra a área limpa do desabamento do telhado da boate Jet Set em Santo Domingo

A República Dominicana começou a enterrar os 221 mortos no desabamento de uma boate em Santo Domingo e, nesta quinta-feira (10), prestou homenagem ao popular cantor Rubby Pérez, que também morreu sob os escombros. O teto do clube Jet Set desabou na madrugada de terça-feira (8) durante uma apresentação do cantor de merengue. Imagens aéreas mostram o enorme buraco no teto que desabou. Essa foi uma das maiores tragédias do país. O governo anunciou, na quarta-feira (9), que abrirá uma investigação sobre o incidente assim que as operações de resgate forem concluídas. “Não podemos ficar com dúvidas”, disse o ministro Atallah. “Todo dominicano, dominicana ou estrangeiro que visitou o país receberá uma resposta do sistema”, acrescimento. As autoridades descartam a possibilidade de encontrar novos sobreviventes a partir desta quinta-feira (11). O governo anunciou que abrirá uma investigação sobre o incidente assim que as operações de resgate forem concluídas. As causas oficiais do acidente ainda não foram divulgadas, porém, especialistas apontam fatores que podem ter ocasionado no desabamento do teto da casa noturna.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Excesso de peso e pobre fiscalização

O arquiteto Garivalddy de Aza analisou no Instagram a laje do telhado, “enorme, sem uma única coluna para aliviar a carga” da estrutura. “O telhado desmoronou com o seu próprio peso”. Também não tinha colunas grossas nas laterais, disse ele. O excesso de peso na estrutura combinado com uma pobre fiscalização desencadearam a tragédia. “Parece que não tinha estrutura, não tinha hastes e foi por isso que desabou”, disse Raúl Galván, parente de uma das vítimas.  A Jet Set tinha 52 anos. Funcionava desde 1994 em um edifício construído para abrigar um cinema. Era uma estrutura de altura dupla com paredes pretas. Em uma vista aérea, é possível ver o buraco deixado pelo teto que desabou e, no meio, máquinas de ar-condicionado e instalações elétricas que pesavam toneladas.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por JetSet Club (@jetsetclubrd)

Como era a boate?

No interior da Jet Set: um grande salão, amplo, com uma pista de dança iluminada, um globo de espelhos, assim como grandes e pesados alto-falantes e jogos de luz. A casa noturna reportou um incêndio em 2023 depois que um raio atingiu a instalação elétrica do estabelecimento. Os bombeiros então descartaram que o edifício estivesse comprometido. A casa noturna tinha capacidade para 700 pessoas em mesas e 1.000 em pé, mas “lhe faltava circulação, portas de emergência”, disse Juan Villar González, ex-diretor do Colégio Dominicano de Engenheiros.
Aza disse que houve “uma falta de planejamento no crescimento do edifício”.

cantor morre emm desabamento na republica dominicana

Pessoas se reúnem para uma missa na igreja de Santa Isabel em Washington Heights para homenagear as vítimas do desabamento do telhado da Jet Set Night Club em 9 de abril de 2025 na cidade de Nova York │David Dee Delgado / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

“Já tinha pouca supervisão”, indicou Villar, que acha necessário uma mesa redonda entre autoridades e especialistas para estudar o ocorrido e evitar que tragédias como essa se repitam. Nas redes sociais circulam vídeos prévios à tragédia: um mostra um grupo de mulheres que começa a sair enquanto cai uma espécie de chuva de pó, e outro, mostra o palco de Rubby Pérez enquanto o usuário comenta que um pedaço de laje caiu. Ambos terminam em gritos e escuridão. A Jet Set disse no dia anterior que estava cooperando de forma “total e transparente” com as autoridades para “esclarecer o que aconteceu”.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula





Source link