O empresário também é mestre em linguística, comunicólogo, fundador da American English Academy e colunista da CNN
O titular do portal LeoDias entrevistou Leonardo Reis, que é mestre em linguística, comunicólogo, fundador da American English Academy e colunista da CNN. O empresário, que também é professor de inglês dos famosos, contou sua trajetória profissional e deu dicas de como obter bons resultados no aprendizado da língua estrangeira.
“Quando a gente começa um trabalho de língua inglesa, geralmente pessoas que já tem sucesso em suas carreiras, são pessoas que já viajaram bastante e ali começa de novo a alfabetização. Quando já fala uma segunda língua, ajuda bastante no aprendizado de uma terceira língua. A grande dificuldade é manter a frequência. Hoje em dia com a internet a gente está muito rápido, qualquer coisa pega o telefone e tira essa concentração. Tem que desconectar”, iniciou ele.
Veja as fotos
Leonardo Reis avaliou a melhor forma de aprender o inglês: “Um dos pontos positivos é quando mais você ouvir, mais você fala. Evitar a legenda [nos filmes e series]. Se você colocar a legenda, mesmo que inglês, você não pratica o listening [audição], só a leitura. Então frita na frente da TV, que uma hora vai destravar. Em paralelo a isso, estudando com acompanhamento gramatical de um professor”, disse.
O professor ainda pontuou as diferenças do ensino presencial e a distância: “No presencial, é igual essa nossa conversa, eu posso segurar você, posso tocar. Mas na câmera, não. Principalmente com os alunos famosos que tenho, faço aula online via Zoom. Então eu cito o Zoom, mas pode ser qualquer outra plataforma, e a gente está ali interagindo e eu consigo sanar aquela dúvida na hora.”
O empresário também se destaca, inclusive, por ter muitos famosos em sua cartela de alunos: “Comecei com César Menotti lá atrás. Depois disso, parece que o mundo se abriu e vieram vários outros. Lauana Prado, que é uma menina maravilhosa e estuda mesmo. A Scheila Carvalho também é inteligentíssima. Depois tive Arthur Aguiar e ele é fora da curva”, destacou ele, que também já deu aulas para Neymar Jr.
Leo Reis também opinou sobre o inglês da atriz Fernanda Torres, que recentemente cumpriu alguns compromissos internacionais devido sua indicação ao Oscar como melhor atriz e mostrou uma fala carregada com sotaque brasileiro: “O importante é se comunicar, não é aprender o inglês. Quantas pessoas falam português errado, mas se comunicam. Então não se policie tanto, o importante é a comunicação. O sotaque fica até elegante. É um charme”, declarou.
“Mas é claro que se o sotaque estiver muito carregado a ponto de prejudicar a comunicação, tem que fazer uma redução de sotaque. Essa já é uma outra técnica que eu fiz com a atriz Luciana Vendramini. Ela estava fazendo um teste e precisava bater o texto. Foram poucas palavras que precisei ajustar”, afirmou.
Por fim, Leo Reis garantiu que, em 15 meses, consegue ensinar seus alunos uma comunicação em inglês pro cotidiano: “Mas para falar com americanos, escrever textos e ter um entendimento linguistico mais apurado demora um pouco mais. Em torno de três anos, se for de forma assídua”, finalizou ele.