União Europeia faz alerta contra ‘escalada’ da tensão comercial gerada pela imposição de tarifas

União Europeia faz alerta contra ‘escalada’ da tensão comercial gerada pela imposição de tarifas


Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu a resolução negociada para situação atual e enfatizou ‘a responsabilidade da Europa e China em apoiar um sistema de comércio reformado, livre e justo’

STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFPursula von der leyen
Ursula von der Leyen, pediu nesta terça-feira (8) que os países evitem uma “escalada” nas tensões comerciais

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta terça-feira (8) que os países evitem uma “escalada” nas tensões comerciais, durante uma conversa com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang. Von der Leyen “pediu uma resolução negociada para a situação atual e enfatizou a necessidade de evitar uma escalada”, indicou a Comissão.

Também enfatizou “a responsabilidade da Europa e da China (…) para apoiar um sistema de comércio reformado, livre, justo e nivelado”. UE e China celebram em 2025 os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas, apesar do aumento das tensões comerciais entre as duas partes nos últimos anos.

A UE introduziu no ano passado tarifas de até 35% sobre os automóveis elétricos importados da China. O bloco acusou as montadoras chinesas de se beneficiarem de subsídios e ajudas estatais. A China denunciou as “práticas protecionistas” da UE e respondeu com a abertura de investigações ‘antidumping’ sobre a carne de porco, os laticínios e as bebidas importadas da Europa, incluindo o conhaque.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Desde então, as duas partes iniciaram um diálogo. A China é o segundo maior parceiro comercial da UE. Segundo a Comissão, o comércio bilateral representa anualmente cerca de 730 bilhões de euros (mais de 780 bilhões de dólares, 4,6 trilhões de reais).

*Com informações da AFP 
Publicado por Victor Oliveira 





Source link