Polícia Civil instaura inquérito para investigar Discord por apologia à violência digital

Polícia Civil instaura inquérito para investigar Discord por apologia à violência digital


Plataforma não teria cumprido solicitação das autoridades para derrubar uma live envolvendo crianças e adolescentes

Reprodução/UnsplashGrupo agia pela plataforma Discord
Caso foi identificado pelo Núcleo de Observação e Análise Digital da Secretaria da Segurança Pública (SSP)

Na última segunda-feira (7), a Polícia Civil deu início a um inquérito para investigar a rede social Discord, que está sob suspeita de promover apologia à violência digital. A plataforma não atendeu a uma solicitação emergencial das autoridades para derrubar uma transmissão ao vivo que exibia cenas de violência para crianças e adolescentes. Este caso foi identificado pelo Núcleo de Observação e Análise Digital da Secretaria da Segurança Pública (SSP), sob a coordenação da delegada Lisandrea Salvariego.

O foco da investigação é determinar se o Discord realmente facilitou ou incentivou a apologia à violência digital. De acordo com a SSP, usuários da plataforma realizam transmissões para centenas de pessoas, buscando fama e reconhecimento na comunidade digital. Durante essas transmissões, líderes de grupos submetem usuários a diversos tipos de violência, incluindo estupros virtuais e automutilação. Além disso, a plataforma tem sido utilizada para a comercialização de pornografia infantil. Policiais infiltrados nas lives identificaram tanto menores quanto maiores de idade envolvidos nessas atividades.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A delegada Salvariego enfatiza a importância de os pais estarem vigilantes quanto ao conteúdo consumido por seus filhos nas redes sociais e jogos online. Ela aconselha que os pais mantenham um diálogo aberto com os filhos, procurando entender com quem eles interagem no ambiente virtual. Caso identifiquem comportamentos suspeitos ou criminosos, os pais devem procurar uma delegacia de polícia para relatar os fatos. A plataforma Discord foi intimada a prestar esclarecimentos, e os policiais agora vão colher depoimentos dos representantes da empresa no país, além de outros envolvidos no caso.

*Com informações de Danubia Braga 

*Reportagem produzida com auxílio





Source link