PGR denuncia ministro de Lula por suposto desvio de emendas parlamentares

PGR denuncia ministro de Lula por suposto desvio de emendas parlamentares


Segundo as investigações, quando era deputado federal, Juscelino Filho teria destinado recursos ao município de Vitorino Freire (MA), cuja prefeita, á época, era sua irmã

Isac Nóbrega / MComJuscelino Filho
O ministro Flávio Dino é o relator do caso no STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ministro das comunicações, Juscelino Filho, apontando possíveis desvios de emendas parlamentares durante seu tempo como deputado federal. O caso está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF) e pode levar ao afastamento do ministro. Juscelino, por sua vez, nega as acusações e se declara inocente, expressando confiança de que a Corte rejeitará a denúncia. Esta é a primeira vez que um membro do governo Lula enfrenta uma denúncia formal neste mandato. O ministro Flávio Dino é o relator do caso no STF. Em junho do ano passado, Juscelino já havia sido indiciado pela Polícia Federal, enfrentando acusações de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente Lula afirmou que, caso ocorra um indiciamento, o ministro será afastado de suas funções. A defesa de Juscelino argumenta que a denúncia não é suficiente para comprovar culpa, destacando que ele apenas fez indicações de emendas para obras, enquanto a execução e a fiscalização dessas ações são de responsabilidade do Poder Executivo. O inquérito em questão investiga a possibilidade de desvio de emendas destinadas à pavimentação de ruas na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, que era administrada pela irmã de Juscelino. O ministro criticou a investigação, alegando que ela distorce a realidade e ignora os argumentos apresentados em sua defesa.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos





Source link